O presente trabalho tem como objetivo apontar uma proposta metodológica que utilize instrumento pedagógico no ensino de Geografia, para os alunos do 6° ano do Ensino Fundamental II, voltado para a climatologia e possíveis aplicações na sala de aula. O trabalho foi desenvolvido no Educandário Nossa senhora Aparecida, Recife, PE ,a partir de aula teórica sobre a atmosfera /clima com a utilização de vídeos e imagens que retratam os problemas climáticos da cidade, confecção de materiais pedagógicos, através de materiais recicláveis, como pluviômetros. Houve uma aula campo no ambiente Escolar para coletar dados de temperatura e umidade. Os materiais foram manipulados pelos alunos a fim de ocorrer uma interação com a temática e a coleta de dados foi uma forma de envolver o aluno com a realidade do bairro. Ao final dos trabalhos, percebeu-se a dinâmica da quase totalidade dos alunos a partir do engajamento e das respostas dos mesmos frente aos desafios propostos. Os estudantes também puderam compreender a complexidade dos elementos, fatores e fenômenos climáticos, suas relações com a Geografia e sua importância na vida cotidiana.