O presente texto traduz-se numa pesquisa natureza qualitativa em desenvolvimento que objetiva analisar o processo de construção dos saberes através do diálogo entre conhecimento tradicional e a educação ambiental na Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas, zona rural de Salgueiro/PE. Os dados da pesquisa estão sendo coletados através da análise documental e da realização de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da investigação são educadores/as das escolas da comunidade e representantes dos núcleos de juventude e educação da comunidade quilombola. A metodologia de análise adotada é a Análise do Discurso, fundamentada nas perspectivas de Foucault (1996) sobre a ordem a do discurso; Dijk (2008) sobre o poder do discurso; Orlandi (2007) sobre o discurso e o silêncio; e Couto, Couto e Borges (2015) sobre o discurso ecológico. Os aportes epistêmicos da pesquisa estão amparados nas concepções de pesquisadores da: educação e extensão popular (GOHN, 2010; GRACIANI, 2014; NETO, 2014; CANANÉA, 2017); educação ambiental (FIGUEIREDO, 2007; CARVALHO, 2008; 2012; LUZZI, 2012); projeto político quilombola (LEITE, 1999; 2008); ecologia de saberes (SANTOS, 2008; BRANDÃO, 2013); e sustentabilidade ambiental e desenvolvimento local (BUARQUE, 2008; LEFF, 2009; SACHS, 2009; KRONEMBERGER, 2011; ULTRAMARI e DUARTE, 2012). Os achados iniciais apontam que a comunidade estudada apresenta diversos saberes tradicionais que caracterizam sua identidade social e cultural, além da manutenção territorial. Tais Saberes demonstram o esforço continuo da comunidade, como forma de resistência às pressões externas que frequentemente tenta imputar a autonegação identitária da cultura, dos valores territoriais e saberes tradicionais acumulados pela comunidade quilombola.