Os desafios enfrentados pelos os alunos da EJA na sala de aula tem importância tanto os
próprios alunos com a família e profissionais envolvidos no processo educativo. Neste projeto
abordou-se os desafios enfrentados pelos alunos da EJA. Nessa perspectiva este estudo teve por
objetivo identificar as principais dificuldades e desafios enfrentados por alunos na modalidade EJA
frente ao trabalho e a volta aos estudos que implicam diretamente no processo de ensino e
aprendizagem destes alunos, assim como elencar os principais fatores que levam estes alunos a
retornarem a sala de aula e por fim quais os fatores que levam a desistência da sala de aula por grande
parte desses alunos. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede publica da cidade de Aldeias
Altas-MA. A pesquisa teve uma abordagem quantitativa, onde a coleta dos dados ocorreu através da
aplicação de um questionário semi-estruturado direcionados ao público discente de uma escola da rede
municipal da cidade de Aldeias Altas-Ma da EJA a 2º etapa fundamental do 4° ano. Observou-se que
os alunos ainda apresentam dificuldades na leitura e escrita, mas que todos estão dispostos a superar
essas dificuldades, onde relataram que muito ruim não saber ler, estar sempre pedindo ajuda quando
quer sem saber alguma informação que envolve a leitura. Visto também que a metodologia dos
professores devem ser mais estimuladora e inovadora. Por fim as experiências adquirida através deste
trabalho foi muito proveitosas.