Esse artigo explora brevemente as informações coletadas a partir observações feitas em duas sala de duas docentes que inserem filmes em suas práticas pedagógicas: uma professora de História a que chamo de Dora e uma de Pedagogia a quem denominei de Verônica, com duas e uma observações em suas salas de aulas, respectivamente. Os dados compuseram uma tese de Doutorado em Educação, finalizada em 2017. O objetivo foi apontar a relevância de práticas pedagógicas com filmes nas licenciaturas, destacando o caráter inovador e transformador de tais práticas a partir dos sentimentos e concepções dos professores e estudantes em relação à inserção de filmes no dia a dia dentro da universidade em contexto de formação inicial. Para tanto foi feito um levantamento do que seria o conceito de prática pedagógica e da relação dela com o cinema e a educação. Para os estudiosos dessa relação, o cinema é uma arte que possibilita experiência estética, a produção de sentidos, a alteridade, mesmos em contextos da educação. Por fim, conclui-se que as práticas observadas trazem objetivos pedagógicos importantes e bem definidos e colaboram para o processo de aprendizagem dos estudantes, no que se refere a apreensão dos temas e conteúdos discutidos na sala de aula pelas docentes.
Palavras-chave: Práticas pedagógicas com filmes, Cinema e educação, Práticas inovadoras e transformadoras.