A pesquisa objetivou identificar fatores considerados necessários para a implementação da educação inclusiva ligados aos professores e sua atuação. Realizou-se um levantamento bibliográfico de textos acadêmicos sobre o tema; posteriormente foram feitas observações das formações continuadas de professores da rede de ensino do Cabo de Santo Agostinho, com o objetivo de perceber as necessidades dos docentes em relação ao ensino dos estudantes com deficiências inseridos nas classes de aulas do ensino regular, bem como, foram aplicados questionários aos professores para também suscitar as questões metodológicas das formações que necessitam de mudanças urgentes para que os pressupostos da Educação Inclusiva da garantia da inserção e permanência dos alunos com deficiências na rede de ensino possa se efetivar, juntamente com a garantia da educação de qualidade para todos, tomando a Educação Especial como modalidade de ensino e assim perpassando todos os níveis da educação. Com a proposta da educação inclusiva, amplia-se a população a ser incluída na escola, uma vez que, diferentemente da educação especial, esta modalidade de educação diz respeito a todos aqueles tradicionalmente dela excluídos, os estudos que consideram relatos ou histórias de vida de professores cuja experiência é bem sucedida em relação à educação inclusiva revelam que estes educadores manifestam uma atitude positiva e aberta à mudança diante de seus alunos, além de priorizarem a interação e a cooperação nas suas práticas cotidianas em sala de aula.