Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO PARA CIDADANIA A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E DE TECNOLOGIAS EM UM CURSO TÉCNICO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: QUÍMICA, FORMAÇÃO PARA CIDADANIA, TECNOLOGIA, CTSA, CTSA Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre Formação para cidadania a partir do ensino de Química e de Tecnologias em um Curso Técnico do Ensino Médio. O referencial adotado reúne autores relacionados à Educação Cidadã, como Freire (1996), à abordagem CTSA (Ciência – Tecnologia – Sociedade – Ambiente) e Ensino em Química, como Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) e Chassot (2014), respectivamente, além de Educação e Tecnologia, como Selwyn (2011). Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, com análise documental e aplicação de questionários. Participaram da investigação quatorze professores, entre mestres e doutores de um Curso Técnico em Química de uma instituição referência no Rio de Janeiro. Especificamente, o objetivo deste trabalho foi analisar a fala desses professores sobre a formação para cidadania, considerando a disponibilidade de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na instituição. A totalidade da análise sugere que a maioria dos professores associa cidadania a direitos e deveres, de modo geral, ou a questões específicas, como relações interpessoais. Talvez, por esta razão, apenas uma minoria expresse que o Ensino de Química poderia contribuir com a formação para cidadania por meio de um ensino contextualizado e problematizador, visando participação ativa em sociedade. Por fim, as Tecnologias seriam pouco discutidas enquanto temática pertinente à formação para cidadania, mas os professores as utilizam bastante enquanto recursos digitais em suas aulas.

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