Este artigo apresenta uma discussão sobre Formação para cidadania a partir do ensino de Química e de Tecnologias em um Curso Técnico do Ensino Médio. O referencial adotado reúne autores relacionados à Educação Cidadã, como Freire (1996), à abordagem CTSA (Ciência – Tecnologia – Sociedade – Ambiente) e Ensino em Química, como Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) e Chassot (2014), respectivamente, além de Educação e Tecnologia, como Selwyn (2011). Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, com análise documental e aplicação de questionários. Participaram da investigação quatorze professores, entre mestres e doutores de um Curso Técnico em Química de uma instituição referência no Rio de Janeiro. Especificamente, o objetivo deste trabalho foi analisar a fala desses professores sobre a formação para cidadania, considerando a disponibilidade de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na instituição. A totalidade da análise sugere que a maioria dos professores associa cidadania a direitos e deveres, de modo geral, ou a questões específicas, como relações interpessoais. Talvez, por esta razão, apenas uma minoria expresse que o Ensino de Química poderia contribuir com a formação para cidadania por meio de um ensino contextualizado e problematizador, visando participação ativa em sociedade. Por fim, as Tecnologias seriam pouco discutidas enquanto temática pertinente à formação para cidadania, mas os professores as utilizam bastante enquanto recursos digitais em suas aulas.