O ensino de Botânica é marcado por diversos entraves, como a falta de interesse por parte dos alunos e as dificuldades enfrentadas pelos docentes em desenvolver práticas educativas que aproxime o conteúdo a realidade do aluno. O uso de metodologias alternativas tem sido uma ferramenta de grande importância, pois é uma maneira de despertar o interesse do discente além de facilitar a aquisição de conhecimento e a relação professor-aluno. Diante desse contexto, a utilização de aulas práticas contribui para um melhor entendimento da importância que os vegetais exercem na natureza, assim como para o cotidiano de vida das pessoas. Com base nestas atribuições, esse estudo teve por objetivo aplicar uma didática alternativa visando o aprimoramento no processo de ensino-aprendizagem em relação ao conteúdo “Órgãos vegetativos das plantas”. A pesquisa foi realizada na Erem Emiliano Pereira Borges, localizada no município de Ferreiros-PE, com alunos do 2º ano B do ensino médio. Inicialmente foi aplicado um questionário para avaliação do conhecimento prévio, em seguida, foi ministrada uma aula teórico-prática, logo após uma atividade em grupo, e por fim aplicarmos um segundo questionário para avaliar o nível de aprendizagem após a metodologia desenvolvida. Com os resultados obtidos, observamos que parte dos alunos continha um conhecimento adequado sobre o assunto, no entanto ficou evidente que após a intervenção prática realizada na sala ocorreu nítida evolução no número de acertos. Nesse sentido, constatamos a importância de trabalhar aulas práticas associadas ao conteúdo teórico de botânica, para que seja promovida uma aprendizagem mais significativa, com maior envolvimento e interesse dos estudantes em assimilar o assunto.