Este trabalho é fruto de pesquisas que estão sendo realizadas no contexto do componente curricular Educação do Campo, vinculada ao curso de Pedagogia da Faculdade Escritor Osman Lins – FACOL junto a professores/as que atuam em escolas municipais localizadas no território campesino. Assim, aqui propomos estabelecer um diálogo teórico-metodológico-crítico sobre Práticas Pedagógicas Docentes-Discentes (ANASTASIOU, 2003; BRAGA, 2012; FREIRE, 1987, 1996; SOUZA, 2009; ZABALA, 1998) e Educação do Campo (ARROYO, 1999, 2007; CALDART, 2003, 2004, 2009, 2010, 2012; FERNANDES,2006; FERNANDES, CERIOLI, CALDART, 2005; PIRES, 2012, SILVA et al, 2014, SOUZA, 2009) focalizando a Escola do Campo. Nesse sentido, esta pesquisa apresenta a seguinte questão problema: como as Práticas Pedagógicas Docentes-Discentes vêm sendo materializadas no chão das escolas do campo? E como objetivo geral se propõe a: compreender como as Práticas Pedagógicas Docentes-Discentes vêm sendo materializadas no chão das escolas do campo. Esta pesquisa apresenta uma abordagem metodológica de cunho qualitativo (MINAYO, 2010), conta com a colaboração de quatro professoras (sujeitos da pesquisa) que atuam em Escolas do Campo, localizadas no município de Vitória de Santo Antão-PE. Os dados foram analisados a partir da Análise do Discurso (ORLANDI, 2010). Os dados apontaram para um olhar outro acerca da Educação do/no Campo que vem sendo materializado no chão das Escolas do Campo a partir das Práticas Pedagógicas Docentes-Discentes que são pensadas e vividas em diálogo com a realidade dos(as) alunos(as).