Este artigo tem como objeto de estudo o gênero notícia apresentado no livro didático, cujo objetivo é investigar o gênero notícia no livro didático, analisando as atividades didáticas propostas ao ensino desse gênero a partir desse instrumento. Trata-se de um estudo interpretativo descrito de dois livros didáticos da 1º série do Ensino Médio, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático: o livro “Português: contexto, interlocução e sentido”, de autoria de ABAURRE, Maria Luiza M., ABAURRE, Maria Bernadete M. e PONTARA, Marcela, editado e publicado em 2010, pela Moderna; e o livro “Ser Protagonista”, de autoria de Ricardo Gonçalves Barreto, editado e publicado em 2010, pelas Edições SM. Os resultados descrevem que se fazem necessárias maiores pesquisas relacionadas a essa temática que possam subsidiar o ensino de línguas em termos de descrições e análises dos gêneros jornalísticos como a notícia, que constituem práticas discursivas contemporâneas que integram diretamente a vida dos mais diversos indivíduos.