EM VIRTUDE DA MELHORIA AOS SERVIÇOS DE SAÚDE, AS PESSOAS, DE FORMA EM GERAL, ESTÃO VIVENDO MAIS. CONSIDERANDO O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE ESTA CAMADA DA POPULAÇÃO SEJA INSERIDA NO CONTEXTO ATUAL DA SOCIEDADE DE FORMA A VIVER COM MAIS AUTONOMIA E QUALIDADE DE VIDA. PARA QUE TAL FATO ACONTEÇA, É PRECISO QUE OS IDOSOS ESTEJAM RECEPTIVOS AO ATO DE APRENDER E QUE ENCONTREM CONDIÇÕES FAVORÁVEIS AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, QUE PODE OCORRER EM QUALQUER FASE DA VIDA DO SER HUMANO, INCLUSIVE, NA VELHICE. ESTE TRABALHO RESULTA DE PESQUISA ACERCA DA RELEVÂNCIA DA APRENDIZAGEM NO ENVELHECIMENTO. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADO EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA POR ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA PSICOPEDAGOGIA, FISIOTERAPIA, PSICOLOGIA E DIREITO, DURANTE O PERÍODO DE MAIO A OUTUBRO DE 2018. A PARTIR DOS RESULTADOS, PODE-SE ENTENDER QUE PARA QUE HAJA MAIOR INSERÇÃO SOCIAL DO IDOSO COM QUALIDADE DE VIDA, É NECESSÁRIO QUE SE OFEREÇA AO MESMO CONDIÇÕES DE PERCEBER QUE A APRENDIZAGEM É UM PROCESSO CONTÍNUO DURANTE TODA A VIDA. A PESQUISA TRILHOU, ESSENCIALMENTE, SOBRE A CONCEPÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA ENQUANTO ÁREA DO SABER QUE TEM COMO OBJETO DE ESTUDO A APRENDIZAGEM. EM QUE O PSICOPEDAGOGO É O PROFISSIONAL QUE CUIDA DA QUALIDADE DA APRENDIZAGEM, SENDO PREPARADO PARA INTERVIR, SE NECESSÁRIO FOR, NA BUSCA DE UMA RELAÇÃO MAIS EFICAZ COM O APRENDER.