O presente texto tem por finalidade debater as influências do Ensino de História na aprendizagem e sua contribuição na construção da identidade social do aluno, tendo como base as informações fornecidas pelos PCN’S (Parâmetros Curriculares Nacionais) da disciplina de História e Geografia, sendo que o mesmo fornece subsídios fundamentais aos educadores do ensino fundamental no processo de ensino- aprendizagem, além de propor que as escolas públicas cumpram seu papel na formação pessoal e social do indivíduo. Para ampliar nossas informações realizamos uma pesquisa de campo com observações e entrevistas semi-estruturadas que foram relevantes ao nosso estudo de caso, contudo, foi possível perceber que o Ensino de Historia na maioria das vezes está centrado em uma aprendizagem mecânica e linear, sem uma reflexão a cerca das informações construídas. Objetivamos, assim, analisar nesse artigo a importância do ensino de História na construção do conhecimento de homem e de mundo, levando em consideração os valores sociais, étnicos, políticos e culturais. Partindo dessa ideia, compreendemos que o contexto social da educação, envolve os fatores cognitivos, afetivos e sociais, sendo esses essenciais para uma sociedade que busca construir a identidade sócio-cultural do sujeito, enquanto ser histórico. Ressaltando, ainda a complexidade da educação na aquisição do conhecimento, principalmente no que se refere ao Ensino de História, no qual enfatiza ações passadas, presentes e futuras que estão intrinsecamente relacionadas ao homem. Diante dos aspectos abordados vimos que o Ensino historia tem muito a contribuir na formação social do aluno, desde que seja trabalhado de forma adequada ao contexto dos educandos.