O presente trabalho trata de uma pesquisa de campo realizada no 2º semestre de 2012, no período de setembro a novembro e objetivou realizar uma análise acerca das estruturas físicas oferecidas em seis instituições de educação infantil na cidade de Floriano – PI, disponibilizando a todos os cidadãos a realidade presente na educação. A partir dos dados coletados, apontaram-se aspectos quanto à localização da escola; atendimento a educando com necessidades educacionais especiais; iluminação; ventilação; limpeza; laboratório de informática; aspecto das salas e banheiro; biblioteca entre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratório-descritiva. Adotamos como referencial teórico os pressupostos de AHMAD (2009), BARGUIL (2003), CAMPOS (2002), OLIVEIRA (2007), ZABALZA (1993) que subsidiaram nossas discussões e apoiam nossas conclusões. Os resultados revelaram que as escolas públicas de educação infantil não possuem espaços satisfatórios para a concretização das atividades inerentes à aprendizagem de qualidade, revelando como a educação infantil ainda é alvo de descaso e que o conhecimento dessas informações torna-se necessário para buscar uma educação pública eficaz.