Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

DINAMIZANDO O USO DO MATERIAL DOURADO NA MULTIPLICAÇÃO COM NÚMEROS RACIONAIS, UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA POR PIBIDIANOS

Palavra-chaves: PIBID, JOGOS DE REFORÇO, MATERIAL DOURADO Comunicação Oral (CO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56748
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1088
    "inscrito_id" => 397
    "titulo" => "DINAMIZANDO O USO DO MATERIAL DOURADO NA MULTIPLICAÇÃO COM NÚMEROS RACIONAIS, UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA POR PIBIDIANOS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO DESCREVE UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA POR BOLSISTAS DO PIBID/UEPB. APÓS ALGUNS MOMENTOS DE OBSERVAÇÕES FEITAS EM TURMAS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, CONSTATAMOS UM GRANDE DÉFICIT EM MULTIPLICAÇÃO ENTRE NÚMEROS RACIONAIS. PARA AMENIZAR ESSA DIFICULDADE REALIZAMOS UMA ADAPTAÇÃO DE UM JOGO CRIADO POR DOIS MESTRANDOS DA UEPB. FIZEMOS TAMBÉM A ADAPTAÇÃO DO MATERIAL DOURADO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO APENAS UMA FACE DO MATERIAL, USANDO A IDEIA DE ÁREA DE RETÂNGULOS. O JOGO, ALÉM DO MATERIAL DOURADO, FAZ USO DE TECNOLOGIA, TAIS CARACTERÍSTICAS FORAM PENSADAS PARA QUE OS ALUNOS SE ENVOLVESSEM E DESPERTASSEM O INTERESSE EM APRENDER MATEMÁTICA. A APLICAÇÃO FOI FEITA EM DOIS MOMENTOS, PRIMEIRO DESENVOLVEMOS ATIVIDADES COM MATERIAL DOURADO E O OUTRO, A REALIZAÇÃO DO JOGO. FOI NOTÓRIA UMA INTENSA INTERAÇÃO DAS TURMAS EM AMBOS OS MOMENTOS. O MATERIAL DOURADO PROPORCIONOU AOS ALUNOS ENTENDEREM OS VALORES POSICIONAIS DOS NÚMEROS DECIMAIS E APRENDEREM UM NOVO MÉTODO DE OBTER O PRODUTO. COM O JOGO CONSEGUIMOS A ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO DOS MESMOS, ONDE POSSIBILITOU A AULA MAIS DINÂMICA E TORNOU O CÁLCULO DAS OPERAÇÕES GRADATIVAMENTE MAIS ÁGIL DURANTE AS JOGADAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "PIBID, JOGOS DE REFORÇO, MATERIAL DOURADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID397_03082019194202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON HENRIQUES BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON H BEZERRA "
    "autor_email" => "uepbjeff@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56748
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1088
    "inscrito_id" => 397
    "titulo" => "DINAMIZANDO O USO DO MATERIAL DOURADO NA MULTIPLICAÇÃO COM NÚMEROS RACIONAIS, UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA POR PIBIDIANOS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO DESCREVE UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA POR BOLSISTAS DO PIBID/UEPB. APÓS ALGUNS MOMENTOS DE OBSERVAÇÕES FEITAS EM TURMAS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, CONSTATAMOS UM GRANDE DÉFICIT EM MULTIPLICAÇÃO ENTRE NÚMEROS RACIONAIS. PARA AMENIZAR ESSA DIFICULDADE REALIZAMOS UMA ADAPTAÇÃO DE UM JOGO CRIADO POR DOIS MESTRANDOS DA UEPB. FIZEMOS TAMBÉM A ADAPTAÇÃO DO MATERIAL DOURADO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO APENAS UMA FACE DO MATERIAL, USANDO A IDEIA DE ÁREA DE RETÂNGULOS. O JOGO, ALÉM DO MATERIAL DOURADO, FAZ USO DE TECNOLOGIA, TAIS CARACTERÍSTICAS FORAM PENSADAS PARA QUE OS ALUNOS SE ENVOLVESSEM E DESPERTASSEM O INTERESSE EM APRENDER MATEMÁTICA. A APLICAÇÃO FOI FEITA EM DOIS MOMENTOS, PRIMEIRO DESENVOLVEMOS ATIVIDADES COM MATERIAL DOURADO E O OUTRO, A REALIZAÇÃO DO JOGO. FOI NOTÓRIA UMA INTENSA INTERAÇÃO DAS TURMAS EM AMBOS OS MOMENTOS. O MATERIAL DOURADO PROPORCIONOU AOS ALUNOS ENTENDEREM OS VALORES POSICIONAIS DOS NÚMEROS DECIMAIS E APRENDEREM UM NOVO MÉTODO DE OBTER O PRODUTO. COM O JOGO CONSEGUIMOS A ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO DOS MESMOS, ONDE POSSIBILITOU A AULA MAIS DINÂMICA E TORNOU O CÁLCULO DAS OPERAÇÕES GRADATIVAMENTE MAIS ÁGIL DURANTE AS JOGADAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "PIBID, JOGOS DE REFORÇO, MATERIAL DOURADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID397_03082019194202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON HENRIQUES BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON H BEZERRA "
    "autor_email" => "uepbjeff@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO DESCREVE UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA POR BOLSISTAS DO PIBID/UEPB. APÓS ALGUNS MOMENTOS DE OBSERVAÇÕES FEITAS EM TURMAS DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, CONSTATAMOS UM GRANDE DÉFICIT EM MULTIPLICAÇÃO ENTRE NÚMEROS RACIONAIS. PARA AMENIZAR ESSA DIFICULDADE REALIZAMOS UMA ADAPTAÇÃO DE UM JOGO CRIADO POR DOIS MESTRANDOS DA UEPB. FIZEMOS TAMBÉM A ADAPTAÇÃO DO MATERIAL DOURADO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO APENAS UMA FACE DO MATERIAL, USANDO A IDEIA DE ÁREA DE RETÂNGULOS. O JOGO, ALÉM DO MATERIAL DOURADO, FAZ USO DE TECNOLOGIA, TAIS CARACTERÍSTICAS FORAM PENSADAS PARA QUE OS ALUNOS SE ENVOLVESSEM E DESPERTASSEM O INTERESSE EM APRENDER MATEMÁTICA. A APLICAÇÃO FOI FEITA EM DOIS MOMENTOS, PRIMEIRO DESENVOLVEMOS ATIVIDADES COM MATERIAL DOURADO E O OUTRO, A REALIZAÇÃO DO JOGO. FOI NOTÓRIA UMA INTENSA INTERAÇÃO DAS TURMAS EM AMBOS OS MOMENTOS. O MATERIAL DOURADO PROPORCIONOU AOS ALUNOS ENTENDEREM OS VALORES POSICIONAIS DOS NÚMEROS DECIMAIS E APRENDEREM UM NOVO MÉTODO DE OBTER O PRODUTO. COM O JOGO CONSEGUIMOS A ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO DOS MESMOS, ONDE POSSIBILITOU A AULA MAIS DINÂMICA E TORNOU O CÁLCULO DAS OPERAÇÕES GRADATIVAMENTE MAIS ÁGIL DURANTE AS JOGADAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.