Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

ENTRE O EU O OUTRO: SUBJETIVAÇÕES NO/DO CONTO INFANTIL

Palavra-chaves: CONTOS INFANTIL, SEMIÓTICA DISCURSIVA, APRENDIZAGEM INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT-02: O conto em sala de aula: metodologia e crítica
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Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

Os contos de fadas são artefatos simbólicos que interferem, diretamente, na aprendizagem infantil, na medida em que servem como mediadores do desejo e do conhecimento. Desenvolvem a imaginação e a interpretação dos fatos contados, como também contribuem para a reelaboração dos conflitos internos da criança. No presente trabalho, debruçamo-nos sobre o conto Riquete do Topete, de Charles Perraut, com vistas a examinar os conceitos que os sujeitos, presentes na narrativa, têm a respeito do outro e do mundo que o rodeiam. Como arcabouço teórico, escolhemos os modelos atuais da semiótica discursiva, em sua relação com as descobertas psicanalíticas.

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