Artigo Anais V ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

PREDOMINÂNCIA DE TEXTOS LITERÁRIOS E NÃO LITERÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, TIPOS TEXTUAIS, ENSINO FUNDAMENTAL 2 Pôster (PO) Pôster
"2014-08-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6097
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 560
    "inscrito_id" => 1580
    "titulo" => "PREDOMINÂNCIA DE TEXTOS LITERÁRIOS E NÃO LITERÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2"
    "resumo" => "O trabalho Predominância de Textos Literários e Não Literários em Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental 2 e tem como foco a verificação quantitativa de quais tipos textuais predominam em livros didáticos adotados no Ensino Fundamental 2. Faz parte de um projeto que pretende verificar esse fenômeno na Educação Básica e tem como recorte metodológico o estado de Alagoas em relação às adoções e as publicações autorizadas pelo MEC (PNLD). Parte-se da hipótese de que com a predominância em desequilíbrio de textos literários ou de não literários, tende-se a comprometer o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, requeridas no contato com cada um desses tipos. Por exemplo, na produção e recepção de textos não literários necessários para o convívio em sociedade, de exigências mais simples – escrever uma carta, um e-mail – às mais elaboradas, como submissão a exames de admissão em Instituições de Ensino Superior (IES), como se dá pela “redação” exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Por outro lado, não se pode esquecer a importância do texto literário para o contato cultural, artístico e mesmo de formação social que esse tipo textual acolhe. O diálogo teórico que se pretende manter nesse estudo perpassa por estudiosos como Bazerman (2000); Bronckart (1999); Koch (2011); Marcuschi (2008); Dionisio, Machado e Bezerra (2005); Dell’Isola (2007).  Cademartori (2007); Paiva e Soares (2008). Nesses autores e nessas autoras, buscam-se embasamentos teóricos relacionados às tipologias textuais, bem a indicação do tratamento de textos e seus gêneros em livros atividades cotidianas e didáticas. A consideração de textos nos livros didáticos analisados tem seguido o aparecimento desses textos como elemento norteador de partes, lições ou exercícios constantes desses livros e que recebem assinatura de autoria ou de agência que lhe legitime o seu aproveitamento como elemento didático do livro. Como ponto de partida, a análise textual foi feita com a definição de texto literário em consonância com a realidade e texto não literário em concordância com a ficção. Foram analisados três livros didáticos: um do 6º ano, um 7º ano e um 9º ano. Neles foi percebido um equilíbrio na oferta de textos literários e não literários nos livros de 6º e 7º anos, o que não se confirmou para com o 9º ano: no livro destinado a esse ano, encontrou-se uma maior e mais significativa oferta de textos literários."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, TIPOS TEXTUAIS, ENSINO FUNDAMENTAL 2"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_06_2014_15_47_31_idinscrito_1580_a549c96c8c56f05379bc09c2476d109c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ HENRIQUE FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ HENRIQUE"
    "autor_email" => "rick.0800@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFAL CAMPUS DE ARAPIRACA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6097
    "edicao_id" => 19
    "trabalho_id" => 560
    "inscrito_id" => 1580
    "titulo" => "PREDOMINÂNCIA DE TEXTOS LITERÁRIOS E NÃO LITERÁRIOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL 2"
    "resumo" => "O trabalho Predominância de Textos Literários e Não Literários em Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental 2 e tem como foco a verificação quantitativa de quais tipos textuais predominam em livros didáticos adotados no Ensino Fundamental 2. Faz parte de um projeto que pretende verificar esse fenômeno na Educação Básica e tem como recorte metodológico o estado de Alagoas em relação às adoções e as publicações autorizadas pelo MEC (PNLD). Parte-se da hipótese de que com a predominância em desequilíbrio de textos literários ou de não literários, tende-se a comprometer o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, requeridas no contato com cada um desses tipos. Por exemplo, na produção e recepção de textos não literários necessários para o convívio em sociedade, de exigências mais simples – escrever uma carta, um e-mail – às mais elaboradas, como submissão a exames de admissão em Instituições de Ensino Superior (IES), como se dá pela “redação” exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Por outro lado, não se pode esquecer a importância do texto literário para o contato cultural, artístico e mesmo de formação social que esse tipo textual acolhe. O diálogo teórico que se pretende manter nesse estudo perpassa por estudiosos como Bazerman (2000); Bronckart (1999); Koch (2011); Marcuschi (2008); Dionisio, Machado e Bezerra (2005); Dell’Isola (2007).  Cademartori (2007); Paiva e Soares (2008). Nesses autores e nessas autoras, buscam-se embasamentos teóricos relacionados às tipologias textuais, bem a indicação do tratamento de textos e seus gêneros em livros atividades cotidianas e didáticas. A consideração de textos nos livros didáticos analisados tem seguido o aparecimento desses textos como elemento norteador de partes, lições ou exercícios constantes desses livros e que recebem assinatura de autoria ou de agência que lhe legitime o seu aproveitamento como elemento didático do livro. Como ponto de partida, a análise textual foi feita com a definição de texto literário em consonância com a realidade e texto não literário em concordância com a ficção. Foram analisados três livros didáticos: um do 6º ano, um 7º ano e um 9º ano. Neles foi percebido um equilíbrio na oferta de textos literários e não literários nos livros de 6º e 7º anos, o que não se confirmou para com o 9º ano: no livro destinado a esse ano, encontrou-se uma maior e mais significativa oferta de textos literários."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, TIPOS TEXTUAIS, ENSINO FUNDAMENTAL 2"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_06_2014_15_47_31_idinscrito_1580_a549c96c8c56f05379bc09c2476d109c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:28:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ HENRIQUE FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ HENRIQUE"
    "autor_email" => "rick.0800@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFAL CAMPUS DE ARAPIRACA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais V ENLIJE"
    "edicao_evento" => "V Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2014"
    "edicao_logo" => "5e49b6924656e_16022020183930.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b2b5fbaa_22072020133659.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-08-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de agosto de 2014

Resumo

O trabalho Predominância de Textos Literários e Não Literários em Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental 2 e tem como foco a verificação quantitativa de quais tipos textuais predominam em livros didáticos adotados no Ensino Fundamental 2. Faz parte de um projeto que pretende verificar esse fenômeno na Educação Básica e tem como recorte metodológico o estado de Alagoas em relação às adoções e as publicações autorizadas pelo MEC (PNLD). Parte-se da hipótese de que com a predominância em desequilíbrio de textos literários ou de não literários, tende-se a comprometer o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, requeridas no contato com cada um desses tipos. Por exemplo, na produção e recepção de textos não literários necessários para o convívio em sociedade, de exigências mais simples – escrever uma carta, um e-mail – às mais elaboradas, como submissão a exames de admissão em Instituições de Ensino Superior (IES), como se dá pela “redação” exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Por outro lado, não se pode esquecer a importância do texto literário para o contato cultural, artístico e mesmo de formação social que esse tipo textual acolhe. O diálogo teórico que se pretende manter nesse estudo perpassa por estudiosos como Bazerman (2000); Bronckart (1999); Koch (2011); Marcuschi (2008); Dionisio, Machado e Bezerra (2005); Dell’Isola (2007). Cademartori (2007); Paiva e Soares (2008). Nesses autores e nessas autoras, buscam-se embasamentos teóricos relacionados às tipologias textuais, bem a indicação do tratamento de textos e seus gêneros em livros atividades cotidianas e didáticas. A consideração de textos nos livros didáticos analisados tem seguido o aparecimento desses textos como elemento norteador de partes, lições ou exercícios constantes desses livros e que recebem assinatura de autoria ou de agência que lhe legitime o seu aproveitamento como elemento didático do livro. Como ponto de partida, a análise textual foi feita com a definição de texto literário em consonância com a realidade e texto não literário em concordância com a ficção. Foram analisados três livros didáticos: um do 6º ano, um 7º ano e um 9º ano. Neles foi percebido um equilíbrio na oferta de textos literários e não literários nos livros de 6º e 7º anos, o que não se confirmou para com o 9º ano: no livro destinado a esse ano, encontrou-se uma maior e mais significativa oferta de textos literários.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.