RESUMO: O presente artigo visa analisar as estratégias argumentativas mobilizadas durante o reconto de histórias infantis por alunos de anos iniciais do Ensino Fundamental, buscando compreender como a criança argumenta e (re)constrói as narrativas. Nosso corpus se constitui de um reconto, coletado por meio de gravação em áudio, de um aluno do 3º ano do ensino fundamental, vinculado à pesquisa OBEDUC (2011-2014). Para tanto, utilizaremos os dizeres teóricos, sobre argumentação no discurso, de Perelman e Tyteca (1996, 2005); Abreu (2006) e Reboul (2004); quanto à oralidade, trabalharemos com Belintane (2006, 2013). De resultado é possível dizer que o reconto apresentou falhas em alguns trechos, mas não comprometeram a sequência lógica da narrativa, o aluno utilizou recurso de presença e alguns argumentos como o da incompatibilidade, o pragmático e o argumento pelo modelo, dentre outros, mostrando a presença da argumentação em textos de crianças.Palavras-chaves: Estratégias argumentativas. Reconto. Leitura e escrita.