O presente trabalho é resultado de questionamentos advindos durante execução de atividades no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, estimulado pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, através do curso de História, na Escola Estadual Dilma Quadros. Este trabalho constitui um projeto de trabalho acerca de um problema identificado com atividades anteriormente aplicadas em forma de Grupos focais: Como contribuir para um ensino de historia mais dinâmico, voltado para história local na qual o aluno está inserido, nessa Escola-Campo? Essa inquietação nos levou a formular um estudo de caso, ao qual pesquisas previamente feitas detectarão a falta de material teórico acerca da historia do local daquela região. Propomos, portanto, um projeto com dupla finalidade: Primeiramente de fazer despertar nos alunos do ensino básico a compreensão da importancia da leitura, juntamente com o enfrentamento dessa problematica em grande parte dos alunos da instituição.Por fim identificamos que o aluno deve ser enriquecido com os "saberes" oriundos da escola, da comunidade, da ciência e da tecnologia e por outros "saberes" integrantes da complexa realidade existente. Promovendo também integração entre alunos, docentes e acadêmicos, além de acreditarmos que a pesquisa contribui para a aproximação entre o ensino de história acadêmico e o aluno do ensino fundamental, pois a leitura abrange diversos campos de atuação.