Artigo Anais IV DESFAZENDO GÊNERO

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

ERA UMA VEZ...UM CURRÍCULO DE CUIRLOMBO: REFLEXÕES SOBRE ROTAS EPISTEMOLÓGIAS OUTRAS

Palavra-chaves: CURRÍCULO DECOLONIAL, TEORIA QUEER, GÊNERO, SEXUALIDADES, SEXUALIDADES Comunicação Oral (CO) ST 24: TEORIA QUEER, RAÇA E PERSPECTIVA SUL-SUL
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Publicado em 13 de novembro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS DAS REFLEXÕES QUE TENHO FEITO NO ÂMBITO DA PESQUISA DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. A PESQUISA TEM COMO PROPOSTA INVESTIGAR NARRATIVAS LITERÁRIAS DE ESCRITORAS CONTEMPORÂNEAS QUE ABORDEM AS DISSIDÊNCIAS SEXUAIS, DE GÊNERO E DE RAÇA, COMPREENDENDO O CONTEXTO NO QUAL ESSAS NARRATIVAS EMERGEM E OBSERVANDO COMO ELAS NOS AUXILIAM A ROMPER COM PADRÕES HEGEMÔNICOS DE EXISTÊNCIAS. PROCURO OLHAR PARA ESSAS OBRAS COMO PRODUÇÕES ARTIVISTAS QUE PODEM GERAR FISSURAS NO ÂMBITO DAS TEORIAS EDUCACIONAIS TRADICIONAIS DE CURRÍCULO. A PARTIR DO OLHAR PARA SUAS PERSONAGENS, SEU CONTEXTO DE PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO, SUAS AUTORAS, BUSCO IDENTIFICAR AS POSSIBILIDADES DE CRIARMOS OUTRAS ROTAS EPISTEMOLÓGICAS NAS QUAIS OS FEMINISMOS NEGROS, AS REFLEXÕES DECOLONIAIS E A TEORIA QUEER SÃO BASES TEÓRICAS PARA REPENSARMOS NÃO SOMENTE TEORIAS EDUCACIONAIS DE CURRÍCULO, MAS TAMBÉM PRÁTICAS EDUCATIVAS OUTRAS.

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