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ISBN: 978-65-86901-04-7 

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AUTISTAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TRILHAS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM INCLUSIVA

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, INCLUSÃO, ENSINO SUPERIOR, TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO, E-book AT 33: Educação

Resumo

O PRESENTE ARTIGO ENVOLVE DUAS TEMÁTICAS DE FOMENTO INTENSO NO CAMPO CIENTÍFICO: A INCLUSÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO, E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. OS DADOS ESTATÍSTICOS DO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR REVELAM O INGRESSO MAIS FREQUENTE DAS PESSOAS COM AUTISMO NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS AUTISTAS NO TERRITÓRIO ACADÊMICO PERPASSA ADAPTAÇÕES CURRICULARES E METODOLÓGICAS CAPAZES DE PROMOVER E CONSIDERAR SEUS ESTILOS E FORMAS DE APRENDIZAGEM. A REVISÃO DE LITERATURA ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INCLUSIVA FOI REALIZADA COM BASE EM AUTORES COMO BEYER (2005), CARVALHO; VIANA(2014), FERNANDES; VIANA(2010), HOFFMANN(2005), LUCKESI(2001). A PESQUISA DOCUMENTAL CONTEMPLOU MARCOS LEGAIS ACERCA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TAIS COMO, A POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (BRASIL, 2008), A POLÍTICA DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS DA PESSOA COM AUTISMO (BRASIL, 2012), BEM COMO O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (BRASIL, 2015).CONSTATOU-SE QUE O PLANO DE ENSINO INDIVIDUAL (PEI) SE APRESENTA COMO ALTERNATIVA EFICAZ PARA EXECUÇÃO DAS ADAPTAÇÕES CURRICULARES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ESTUDANTES AUTISTAS NO ENSINO SUPERIOR, TORNANDO POSSÍVEL A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO REGULADORA DAS APRENDIZAGENS. FICOU EVIDENTE TAMBÉM PELOS RESULTADOS APONTADOS PELO INEP, ENTRE OS ANOS DE 2012 A 2018, ACERCA DAS MATRÍCULAS DE ALUNOS COM TEA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, QUE AS POLÍTICAS EM DEFESA AOS DIREITOS DAS PESSOAS COM AUTISMO ESTÃO PROMOVENDO A INSERÇÃO DESSES SUJEITOS NO ENSINO SUPERIOR, RETIRANDO-OS DA INVISIBILIDADE, E FAZENDO-OS SUPERAR OS ESTIGMAS DE INCAPAZES E ANTISSOCIAIS.

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