Artigo E-book VI JOIN

E-books

ISBN: 978-65-86901-04-7 

Visualizações: 199
PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA A PARTIR DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Palavra-chaves: ASSENTAMENTO, ENSINO DE QUÍMICA, QUALIDADE DA ÁGUA, , E-book AT 04: Química

Resumo

A INDISSOCIABILIDADE É PRESENÇA MARCANTE NO ENSINO SUPERIOR, NO ENTANTO O ESTUDO INGRESSA ESSA JUNÇÃO JÁ NO ENSINO MÉDIO, COMO PROPOSTA DE ENSINO CONTEXTUALIZADO. O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ELABORAR UM MATERIAL DIDÁTICO QUE FORNEÇA CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA QUE QUALQUER PROFESSOR DE QUÍMICA, CONSIGA MINISTRAR UMA AULA DE QUÍMICA SOBRE PARÂMETROS QUÍMICOS OBSERVADOS NA QUALIDADE DA ÁGUA, RELACIONANDO-OS COM O CONTEXTO DO SERTÃO DO PAJEÚ E INTERLIGANDO COM OUTRAS DISCIPLINAS. O PRESENTE ESTUDO TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALI-QUANTITATIVA. O PROJETO FOI EXECUTADO EM TRÊS PARTES: A PRIMEIRA FOI REALIZADA NO SERTÃO DO PAJEÚ, NO ASSENTAMENTO POÇOS DO SERROTE EM SERRA TALHADA – PE, ONDE FORAM COLETADAS AS AMOSTRAS DE ÁGUA DAS CISTERNAS DAS RESIDÊNCIAS, A FIM DE IDENTIFICAR AS SEGUINTES VARIÁVEIS: PH, TURBIDEZ, DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CLORETO, DUREZA. A SEGUNDA PARTE CONSISTE NAS ANÁLISES LABORATORIAIS A TERCEIRA PARTE DA EXECUÇÃO DO PROJETO FOI ELABORAR UM MATERIAL DIDÁTICO, UMA CARTILHA, COM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR AOS PROFESSORES DE QUÍMICA CONDIÇÕES DE MINISTRAREM UMA AULA DE QUÍMICA CONTEXTUALIZADA BASEADA NOS RESULTADOS DESSE ESTUDO. OS VALORES DE TURBIDEZ VARIARAM DE 1,67 UT A 34,5 UT COM VALOR MÉDIO DE 18,08, ALGUMAS AMOSTRAS FORAM IDENTIFICADAS ESTANDO FORA DESSE PADRÃO DE ACEITAÇÃO PARA O CONSUMO HUMANO. A PARTIR DA REALIZAÇÃO DO ESTUDO FOI POSSÍVEL ELABORAR UMA CARTILHA INFORMATIVA QUE FOI DIVULGADA ENTRE OS PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO E FOI DISPONIBILIZADA NA INTERNET.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.