Artigo E-book VI JOIN

E-books

ISBN: 978-65-86901-04-7 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CARIRI CEARENSE

Palavra-chaves: ESTAGIO, EDUCAÇÃO, EJA E-book AT 33: Educação
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                  <br />\r\n
                  <strong>Pref&aacute;cio</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;H&aacute; v&aacute;rias maneiras de prefaciar um livro e seja quais forem, o que se coloca em curso &eacute; um presentear que acontece em reciprocidade. Algo da esfera em que o presenteado e o presenteador se encontram. Entendo que tanto um como tamb&eacute;m o outro est&atilde;o em cada um, inexistido a possibilidade de t&atilde;o somente um ser presenteador ou ser presenteado. Nessa perspectiva, quem presenteia tamb&eacute;m &eacute; presenteado. H&aacute; o presente de oferecer, h&aacute; tamb&eacute;m o presente em receber.<br />\r\n
                  Acontece aqui uma cerim&ocirc;nia, e esta &eacute; recheada de simplicidade e complexidade. A simplicidade dos envolvidos(as), a complexidade do envolvimento. A simplicidade e a complexidade daqueles que escrevem e tamb&eacute;m dos seus escritos. Escritores (as) e escritos que n&atilde;o est&atilde;o em separado, tanto nas suas simplicidades como tamb&eacute;m nas suas complexidades, e tudo isso reunido num grande presentear.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Assim nos remetemos &agrave; obra Investiga&ccedil;&atilde;o, Engajamento e Emancipa&ccedil;&atilde;o Humana, uma obra que trata da vida na vida. Faz isso ao abordar a seara acad&ecirc;mica, sendo este um espa&ccedil;o cr&iacute;tico-reflexivo em que a doxa (opini&atilde;o) carece de supera&ccedil;&atilde;o via a episteme (conhecimento). Este par n&atilde;o &eacute; trabalhado isoladamente nos textos deste livro, mas articulados pelo caminho da supera&ccedil;&atilde;o dial&eacute;tica dessa constru&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;O prefaciar &eacute; um convite a uma rela&ccedil;&atilde;o amorosa. Pref&aacute;cio e texto s&atilde;o futuros amantes, desses que se deixam ocupar por in&uacute;meros leitores(as), que, com seus escafandros, mergulham no texto sem qualquer pretexto. Vamos fazer um exerc&iacute;cio livre no pref&aacute;cio deste livro, em que livre-livro esteja em parceria com livro-livre.&nbsp; &nbsp; Presenteador e presenteado(a) em um s&oacute;, estando livres! Eis uma rela&ccedil;&atilde;o de amor, em que Eros se faz presente de forma intensa, num presentear de um texto que aponta para uma imagem constru&iacute;da no encontro.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;&Eacute; nesse encontro que reina a pergunta: &ldquo;Quem somos n&oacute;s?&rdquo; Esse &ldquo;n&oacute;s&rdquo; &eacute; um &ldquo;n&oacute;&rdquo;, uma &ldquo;la&ccedil;ada&rdquo;, &eacute; uma cria&ccedil;&atilde;o e sendo assim, nos diz Emmanuel Carneiro Le&atilde;o: &ldquo;Toda cria&ccedil;&atilde;o &eacute; original por ser origin&aacute;ria.&rdquo; Um &ldquo;n&oacute;&rdquo;, um &ldquo;n&oacute;s&rdquo; e v&aacute;rios autoras e autores: eis a originalidade de Investiga&ccedil;&atilde;o, Engajamento e Emancipa&ccedil;&atilde;o Humana, ao pertencer &agrave; dimens&atilde;o do origin&aacute;rio pois entendemos que aponta-se para a perspectiva de que n&atilde;o &eacute; f&aacute;cil conviver com o outro por conta das diferen&ccedil;as e da diversidade existente entre os seres humanos, mas que essa diferen&ccedil;a e diversidade nos tira de um lugar egoc&ecirc;ntrico e nos faz olhar e conviver com o diverso assinalando que viver em sociedade &eacute; ter empatia, e esta &eacute;, na realidade, complexa, pois as rela&ccedil;&otilde;es sociais s&atilde;o balizadas por inst&acirc;ncias reguladoras do conv&iacute;vio social (o Estado) visto que essas diferen&ccedil;as entre pessoas geram conflitos e a doa&ccedil;&atilde;o para o conv&iacute;vio em sociedade passa a ser previsto por leis. O objetivo dessas leis &eacute; o controle de impulsos, visto que o ser humano &eacute; imprevis&iacute;vel, capaz de amar e de odiar e, diante disso, &eacute; necess&aacute;rio a constru&ccedil;&atilde;o de leis. Estas, por sua vez, podem desencadear um efeito demasiadamente repressivo aos desejos humanos, podendo levar &agrave; tristeza, doen&ccedil;as, viol&ecirc;ncias, ang&uacute;stias, suic&iacute;dios ou isolamentos. Qual a alternativa? O equil&iacute;brio entre os desejos e as regras que regem o conv&iacute;vio social. Entretanto, a sociedade nunca facilitou aos indiv&iacute;duos olharem para dentro de si, e assim ao olhar para seu olho interno ser olhado por ele.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Fazer esse movimento do olhar &eacute; assumir que o outro n&atilde;o &eacute; o dem&ocirc;nio, que o inferno n&atilde;o est&aacute; l&aacute; fora em um emp&iacute;reo pr&oacute;ximo ou distante, mas possivelmente dentro de cada um de n&oacute;s, ou seja, &eacute; um n&oacute;! Nesse n&oacute;, essa la&ccedil;ada, o ser humano vai se tornando o que &eacute;, fazendo isso a partir de suas escolhas, sendo estes livres (talvez) para escolher os rumos de sua vida.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;A liberdade do ser humano torna-o angustiado diante das possibilidades de escolha; de livres que s&atilde;o, eles criam mecanismos para achar que n&atilde;o s&atilde;o t&atilde;o livres por conta do outro que para ele limita sua liberdade. Ao passo que n&atilde;o podemos controlar as decis&otilde;es do outro, n&atilde;o podendo tamb&eacute;m controlar a vis&atilde;o que o outro tem de n&oacute;s. Este outro torna-se o nosso inferno. N&atilde;o devemos esquecer que esse outro habita em n&oacute;s: eis outro n&oacute;! Entre um n&oacute; e outro, s&atilde;o muitos n&oacute;s...<br />\r\n
                  Na possibilidade de constru&ccedil;&atilde;o desse caminho, num sentido de caminhar em dire&ccedil;&atilde;o ao horizonte, nada mais, &eacute; que autores e autoras que nos assinalam caminhos acerca do conv&iacute;vio em sociedade, trabalhando a dimens&atilde;o da investiga&ccedil;&atilde;o, do engajamento e da emancipa&ccedil;&atilde;o humana apontando ainda que n&atilde;o h&aacute; em lugar nenhum, regras absolutas de comportamentos para a vida em sociedade e que aquele que reduz tudo em um s&oacute; aspecto, assume uma postura autorit&aacute;ria, exigindo que todos pensem igual, n&atilde;o deixando margem para as particularidades, singularidades, desejos e impulsos. Esse jeito autorit&aacute;rio de vida em sociedade abre margem para a inferioriza&ccedil;&atilde;o do outro em nome de uma dimens&atilde;o &uacute;nica da vida. Assim, podemos dizer: &ldquo;Ele n&atilde;o!&rdquo; e &ldquo;N&oacute;s sim!&rdquo;. Diante da constru&ccedil;&atilde;o da ideia da superioridade do &ldquo;ele&rdquo; sobre o &ldquo;n&oacute;s&rdquo; o conflito oriundo desse pensamento impede a conviv&ecirc;ncia, n&atilde;o havendo mais capacidade de di&aacute;logo, ocasionando a viol&ecirc;ncia e a &ldquo;derrota da civiliza&ccedil;&atilde;o&rdquo;.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;A civiliza&ccedil;&atilde;o &eacute; derrotada pelo fascismo e este n&atilde;o &eacute; um fen&ocirc;meno ligado a apenas um tempo hist&oacute;rico, assim sendo, ele pode estar presente por a&iacute;, j&aacute; que tornou-se institucional, misturando de forma confusa caracter&iacute;sticas pol&iacute;ticas, econ&ocirc;micas e religiosas, e, para o seu desenvolvimento, s&oacute; precisa de solo f&eacute;rtil para que se instale com sua idolatria ao culto, &agrave;s tradi&ccedil;&otilde;es, &agrave;s tend&ecirc;ncias reacion&aacute;rias, &agrave; indisposi&ccedil;&atilde;o aos novos saberes, ao avan&ccedil;o do conhecimento, &agrave; recusa a modernidade, &agrave; recusa a uma vis&atilde;o racionalista do mundo, defendendo o irrefletido e a n&atilde;o criticidade. O fascismo se fortalece em momentos de crise econ&ocirc;mica e de inseguran&ccedil;a que atingem a classe m&eacute;dia. A partir desse momento, criam-se inimigos que s&atilde;o a causa da crise e devem ser destru&iacute;dos, entre esses inimigos est&atilde;o: imigrantes, desfavorecidos, etnias, ideologias, LGBT&rsquo;s e estrangeiros. A descren&ccedil;a leva &agrave; barb&aacute;rie, ou seja, diante do descr&eacute;dito de grande parte da sociedade em rela&ccedil;&atilde;o aos valores democr&aacute;ticos, que s&atilde;o destru&iacute;dos pelo fascismo, o que pode sobrar &eacute; a selvageria. O &ldquo;ele&rdquo; destruindo o &ldquo;n&oacute;s&rdquo;, pois o fascista n&atilde;o s&oacute; mora ao lado, como tamb&eacute;m est&aacute; dentro de n&oacute;s! &Eacute; preciso que nos curemos de n&oacute;s mesmos, se isso for poss&iacute;vel.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Prefaciar (n&atilde;o) &eacute; preciso e ao aventurar-se pelas palavras que buscam nos insuflar a aprender a pensar partindo de outro lugar; que nos mobiliza a aprender a escutar em um mundo ensurdecido; que nos provoca a caminhar contra os ventos dos totalitarismos e assim, pois, podemos nos libertar fazendo uma travessia, e nela assumir um pensar, um jeito de orientar aquele que deseja atravessar o horizonte aberto, que &eacute; perigoso e pode efetivar um perder-se no canto do infinito, no canto doce e indeterminado das sereias que n&atilde;o cantam tal qual as baleias.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Parab&eacute;ns, escritoras e escritores, pela produ&ccedil;&atilde;o textual, pelo per&iacute;metro aberto, que &eacute; perigoso! Parab&eacute;ns pela travessia, pois somente se atravessa o encanto do mar aberto ao se estar aprisionado no mastro dos arrabaldes, das ideias, nas cordas dos limites, nas fronteiras do n&atilde;o pensado, pois s&oacute; &eacute; poss&iacute;vel pensar sobre o que n&atilde;o foi pensado. Esse &eacute; seu exerc&iacute;cio: investigar, engajar-se e trabalhar na promo&ccedil;&atilde;o m&uacute;tua da emancipa&ccedil;&atilde;o humana.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Salvador, maio de 2020<br />\r\n
                  Prof. Dr. &Eacute;verton Nery Carneiro (UNEB)</strong>
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                  Pedro Francisco Gonz&aacute;lez.
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                  Isrhael Mendes da Fonseca - UECE<br />\r\n
                  Pedro Francisco Gonz&aacute;lez - UAC<br />\r\n
                  Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n
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                  <strong>Pref&aacute;cio</strong><br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;H&aacute; v&aacute;rias maneiras de prefaciar um livro e seja quais forem, o que se coloca em curso &eacute; um presentear que acontece em reciprocidade. Algo da esfera em que o presenteado e o presenteador se encontram. Entendo que tanto um como tamb&eacute;m o outro est&atilde;o em cada um, inexistido a possibilidade de t&atilde;o somente um ser presenteador ou ser presenteado. Nessa perspectiva, quem presenteia tamb&eacute;m &eacute; presenteado. H&aacute; o presente de oferecer, h&aacute; tamb&eacute;m o presente em receber.<br />\r\n
                  Acontece aqui uma cerim&ocirc;nia, e esta &eacute; recheada de simplicidade e complexidade. A simplicidade dos envolvidos(as), a complexidade do envolvimento. A simplicidade e a complexidade daqueles que escrevem e tamb&eacute;m dos seus escritos. Escritores (as) e escritos que n&atilde;o est&atilde;o em separado, tanto nas suas simplicidades como tamb&eacute;m nas suas complexidades, e tudo isso reunido num grande presentear.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Assim nos remetemos &agrave; obra Investiga&ccedil;&atilde;o, Engajamento e Emancipa&ccedil;&atilde;o Humana, uma obra que trata da vida na vida. Faz isso ao abordar a seara acad&ecirc;mica, sendo este um espa&ccedil;o cr&iacute;tico-reflexivo em que a doxa (opini&atilde;o) carece de supera&ccedil;&atilde;o via a episteme (conhecimento). Este par n&atilde;o &eacute; trabalhado isoladamente nos textos deste livro, mas articulados pelo caminho da supera&ccedil;&atilde;o dial&eacute;tica dessa constru&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;O prefaciar &eacute; um convite a uma rela&ccedil;&atilde;o amorosa. Pref&aacute;cio e texto s&atilde;o futuros amantes, desses que se deixam ocupar por in&uacute;meros leitores(as), que, com seus escafandros, mergulham no texto sem qualquer pretexto. Vamos fazer um exerc&iacute;cio livre no pref&aacute;cio deste livro, em que livre-livro esteja em parceria com livro-livre.&nbsp; &nbsp; Presenteador e presenteado(a) em um s&oacute;, estando livres! Eis uma rela&ccedil;&atilde;o de amor, em que Eros se faz presente de forma intensa, num presentear de um texto que aponta para uma imagem constru&iacute;da no encontro.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;&Eacute; nesse encontro que reina a pergunta: &ldquo;Quem somos n&oacute;s?&rdquo; Esse &ldquo;n&oacute;s&rdquo; &eacute; um &ldquo;n&oacute;&rdquo;, uma &ldquo;la&ccedil;ada&rdquo;, &eacute; uma cria&ccedil;&atilde;o e sendo assim, nos diz Emmanuel Carneiro Le&atilde;o: &ldquo;Toda cria&ccedil;&atilde;o &eacute; original por ser origin&aacute;ria.&rdquo; Um &ldquo;n&oacute;&rdquo;, um &ldquo;n&oacute;s&rdquo; e v&aacute;rios autoras e autores: eis a originalidade de Investiga&ccedil;&atilde;o, Engajamento e Emancipa&ccedil;&atilde;o Humana, ao pertencer &agrave; dimens&atilde;o do origin&aacute;rio pois entendemos que aponta-se para a perspectiva de que n&atilde;o &eacute; f&aacute;cil conviver com o outro por conta das diferen&ccedil;as e da diversidade existente entre os seres humanos, mas que essa diferen&ccedil;a e diversidade nos tira de um lugar egoc&ecirc;ntrico e nos faz olhar e conviver com o diverso assinalando que viver em sociedade &eacute; ter empatia, e esta &eacute;, na realidade, complexa, pois as rela&ccedil;&otilde;es sociais s&atilde;o balizadas por inst&acirc;ncias reguladoras do conv&iacute;vio social (o Estado) visto que essas diferen&ccedil;as entre pessoas geram conflitos e a doa&ccedil;&atilde;o para o conv&iacute;vio em sociedade passa a ser previsto por leis. O objetivo dessas leis &eacute; o controle de impulsos, visto que o ser humano &eacute; imprevis&iacute;vel, capaz de amar e de odiar e, diante disso, &eacute; necess&aacute;rio a constru&ccedil;&atilde;o de leis. Estas, por sua vez, podem desencadear um efeito demasiadamente repressivo aos desejos humanos, podendo levar &agrave; tristeza, doen&ccedil;as, viol&ecirc;ncias, ang&uacute;stias, suic&iacute;dios ou isolamentos. Qual a alternativa? O equil&iacute;brio entre os desejos e as regras que regem o conv&iacute;vio social. Entretanto, a sociedade nunca facilitou aos indiv&iacute;duos olharem para dentro de si, e assim ao olhar para seu olho interno ser olhado por ele.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Fazer esse movimento do olhar &eacute; assumir que o outro n&atilde;o &eacute; o dem&ocirc;nio, que o inferno n&atilde;o est&aacute; l&aacute; fora em um emp&iacute;reo pr&oacute;ximo ou distante, mas possivelmente dentro de cada um de n&oacute;s, ou seja, &eacute; um n&oacute;! Nesse n&oacute;, essa la&ccedil;ada, o ser humano vai se tornando o que &eacute;, fazendo isso a partir de suas escolhas, sendo estes livres (talvez) para escolher os rumos de sua vida.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;A liberdade do ser humano torna-o angustiado diante das possibilidades de escolha; de livres que s&atilde;o, eles criam mecanismos para achar que n&atilde;o s&atilde;o t&atilde;o livres por conta do outro que para ele limita sua liberdade. Ao passo que n&atilde;o podemos controlar as decis&otilde;es do outro, n&atilde;o podendo tamb&eacute;m controlar a vis&atilde;o que o outro tem de n&oacute;s. Este outro torna-se o nosso inferno. N&atilde;o devemos esquecer que esse outro habita em n&oacute;s: eis outro n&oacute;! Entre um n&oacute; e outro, s&atilde;o muitos n&oacute;s...<br />\r\n
                  Na possibilidade de constru&ccedil;&atilde;o desse caminho, num sentido de caminhar em dire&ccedil;&atilde;o ao horizonte, nada mais, &eacute; que autores e autoras que nos assinalam caminhos acerca do conv&iacute;vio em sociedade, trabalhando a dimens&atilde;o da investiga&ccedil;&atilde;o, do engajamento e da emancipa&ccedil;&atilde;o humana apontando ainda que n&atilde;o h&aacute; em lugar nenhum, regras absolutas de comportamentos para a vida em sociedade e que aquele que reduz tudo em um s&oacute; aspecto, assume uma postura autorit&aacute;ria, exigindo que todos pensem igual, n&atilde;o deixando margem para as particularidades, singularidades, desejos e impulsos. Esse jeito autorit&aacute;rio de vida em sociedade abre margem para a inferioriza&ccedil;&atilde;o do outro em nome de uma dimens&atilde;o &uacute;nica da vida. Assim, podemos dizer: &ldquo;Ele n&atilde;o!&rdquo; e &ldquo;N&oacute;s sim!&rdquo;. Diante da constru&ccedil;&atilde;o da ideia da superioridade do &ldquo;ele&rdquo; sobre o &ldquo;n&oacute;s&rdquo; o conflito oriundo desse pensamento impede a conviv&ecirc;ncia, n&atilde;o havendo mais capacidade de di&aacute;logo, ocasionando a viol&ecirc;ncia e a &ldquo;derrota da civiliza&ccedil;&atilde;o&rdquo;.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;A civiliza&ccedil;&atilde;o &eacute; derrotada pelo fascismo e este n&atilde;o &eacute; um fen&ocirc;meno ligado a apenas um tempo hist&oacute;rico, assim sendo, ele pode estar presente por a&iacute;, j&aacute; que tornou-se institucional, misturando de forma confusa caracter&iacute;sticas pol&iacute;ticas, econ&ocirc;micas e religiosas, e, para o seu desenvolvimento, s&oacute; precisa de solo f&eacute;rtil para que se instale com sua idolatria ao culto, &agrave;s tradi&ccedil;&otilde;es, &agrave;s tend&ecirc;ncias reacion&aacute;rias, &agrave; indisposi&ccedil;&atilde;o aos novos saberes, ao avan&ccedil;o do conhecimento, &agrave; recusa a modernidade, &agrave; recusa a uma vis&atilde;o racionalista do mundo, defendendo o irrefletido e a n&atilde;o criticidade. O fascismo se fortalece em momentos de crise econ&ocirc;mica e de inseguran&ccedil;a que atingem a classe m&eacute;dia. A partir desse momento, criam-se inimigos que s&atilde;o a causa da crise e devem ser destru&iacute;dos, entre esses inimigos est&atilde;o: imigrantes, desfavorecidos, etnias, ideologias, LGBT&rsquo;s e estrangeiros. A descren&ccedil;a leva &agrave; barb&aacute;rie, ou seja, diante do descr&eacute;dito de grande parte da sociedade em rela&ccedil;&atilde;o aos valores democr&aacute;ticos, que s&atilde;o destru&iacute;dos pelo fascismo, o que pode sobrar &eacute; a selvageria. O &ldquo;ele&rdquo; destruindo o &ldquo;n&oacute;s&rdquo;, pois o fascista n&atilde;o s&oacute; mora ao lado, como tamb&eacute;m est&aacute; dentro de n&oacute;s! &Eacute; preciso que nos curemos de n&oacute;s mesmos, se isso for poss&iacute;vel.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Prefaciar (n&atilde;o) &eacute; preciso e ao aventurar-se pelas palavras que buscam nos insuflar a aprender a pensar partindo de outro lugar; que nos mobiliza a aprender a escutar em um mundo ensurdecido; que nos provoca a caminhar contra os ventos dos totalitarismos e assim, pois, podemos nos libertar fazendo uma travessia, e nela assumir um pensar, um jeito de orientar aquele que deseja atravessar o horizonte aberto, que &eacute; perigoso e pode efetivar um perder-se no canto do infinito, no canto doce e indeterminado das sereias que n&atilde;o cantam tal qual as baleias.<br />\r\n
                  &nbsp; &nbsp;Parab&eacute;ns, escritoras e escritores, pela produ&ccedil;&atilde;o textual, pelo per&iacute;metro aberto, que &eacute; perigoso! Parab&eacute;ns pela travessia, pois somente se atravessa o encanto do mar aberto ao se estar aprisionado no mastro dos arrabaldes, das ideias, nas cordas dos limites, nas fronteiras do n&atilde;o pensado, pois s&oacute; &eacute; poss&iacute;vel pensar sobre o que n&atilde;o foi pensado. Esse &eacute; seu exerc&iacute;cio: investigar, engajar-se e trabalhar na promo&ccedil;&atilde;o m&uacute;tua da emancipa&ccedil;&atilde;o humana.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  <strong>Salvador, maio de 2020<br />\r\n
                  Prof. Dr. &Eacute;verton Nery Carneiro (UNEB)</strong>
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Publicado em 12 de junho de 2020

Resumo

A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) ESTÁ EM PAUTA NA CONTEMPORANEIDADE. AS ESPECIFICIDADES DOS SABERES E FAZERES DESTA MODALIDADE DE ENSINO TENSIONAM, SOBRETUDO, O CAMPO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. A PRESENTE SEÇÃO TECE CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR DE CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, OBJETO DE NOSSA INVESTIGAÇÃO. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO É TOMADO AQUI COMO CONTEXTO DE REFLEXÃO, LÓCUS DA PESQUISA.

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