Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

ENSINO DE SOCIOLOGIA, TEORIAS E PRÁTICAS DE PESQUISA

Palavra-chaves: ENSINO DE SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, PESQUISA, TEORIA E PRÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13: O ensino de sociologia e o fazer científico: A pesquisa como ferramenta didática
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75610
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 109
    "inscrito_id" => 252
    "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, TEORIAS E PRÁTICAS DE PESQUISA"
    "resumo" => "NO CONTEXTO DO ENSINO PÚBLICO OS DESAFIOS QUE PERPASSAM AS SALAS DE AULAS SÃO INÚMEROS E ESTÃO MARCADOS, EM MUITOS CASOS, PELA AUSÊNCIA DE DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR/ALUNO E DESINTERESSE PELOS CONTEÚDOS MINISTRADOS. A NECESSIDADE DE CONSTRUIR UM CURRÍCULO QUE CONSIGA ALIAR AS TEORIAS AO COTIDIANO DOS ESTUDANTES TEM SIDO UM DOS DESAFIOS ÀS PRÁTICAS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. O PRESENTE ESTUDO BUSCA COMPREENDER E REFLETIR O PAPEL DA PESQUISA PARA O ENSINO DA DISCIPLINA, PARTINDO DO PRESSUPOSTO QUE ELA POSSIBILITA A INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL E, ESPECIFICAMENTE, AS TEORIAS SOCIOLÓGICAS ENQUANTO FERRAMENTAS PARA CONHECER O MUNDO SOCIAL DO QUAL OS ESTUDANTES FAZEM PARTE. A METODOLOGIA ESTÁ BASEADA NOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA, ATRAVÉS DOS QUAIS DESTACAMOS O UNIVERSO PESQUISADO. ACREDITAMOS QUE OS CONHECIMENTOS SOCIOLÓGICOS POSSIBILITEM A APREENSÃO E COMPREENSÃO DOS CONTEXTOS SOCIAIS, CULTURAIS E POLÍTICOS, E, POR ISSO, O EXERCÍCIO DE TENSIONAR TEORIAS E PRÁTICAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA PODE NOS APONTAR PARA OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DESTACAMOS QUE O ESTUDO DAS RELAÇÕES SOCIAIS, INSTITUIÇÕES, CULTURA E SOCIEDADES A PARTIR DO OLHAR SOCIOLÓGICO FUNDAMENTA O “ESTRANHAMENTO” E A “DESNATURALIZAÇÃO” COMO MECANISMOS PEDAGÓGICOS ESSENCIAIS E QUE TENDEM A LEVAR OS ESTUDANTES A INTERPRETAR E RESSIGNIFICAR OS UNIVERSOS SOCIAIS QUE OS CERCAM E NOS QUAIS FAZEM PARTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13: O ensino de sociologia e o fazer científico: A pesquisa como ferramenta didática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, PESQUISA, TEORIA E PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA114_ID252_22032021111352.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERA TAYANE SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAYANE SOARES"
    "autor_email" => "tayane.soares@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75610
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 109
    "inscrito_id" => 252
    "titulo" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, TEORIAS E PRÁTICAS DE PESQUISA"
    "resumo" => "NO CONTEXTO DO ENSINO PÚBLICO OS DESAFIOS QUE PERPASSAM AS SALAS DE AULAS SÃO INÚMEROS E ESTÃO MARCADOS, EM MUITOS CASOS, PELA AUSÊNCIA DE DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR/ALUNO E DESINTERESSE PELOS CONTEÚDOS MINISTRADOS. A NECESSIDADE DE CONSTRUIR UM CURRÍCULO QUE CONSIGA ALIAR AS TEORIAS AO COTIDIANO DOS ESTUDANTES TEM SIDO UM DOS DESAFIOS ÀS PRÁTICAS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. O PRESENTE ESTUDO BUSCA COMPREENDER E REFLETIR O PAPEL DA PESQUISA PARA O ENSINO DA DISCIPLINA, PARTINDO DO PRESSUPOSTO QUE ELA POSSIBILITA A INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL E, ESPECIFICAMENTE, AS TEORIAS SOCIOLÓGICAS ENQUANTO FERRAMENTAS PARA CONHECER O MUNDO SOCIAL DO QUAL OS ESTUDANTES FAZEM PARTE. A METODOLOGIA ESTÁ BASEADA NOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA, ATRAVÉS DOS QUAIS DESTACAMOS O UNIVERSO PESQUISADO. ACREDITAMOS QUE OS CONHECIMENTOS SOCIOLÓGICOS POSSIBILITEM A APREENSÃO E COMPREENSÃO DOS CONTEXTOS SOCIAIS, CULTURAIS E POLÍTICOS, E, POR ISSO, O EXERCÍCIO DE TENSIONAR TEORIAS E PRÁTICAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA PODE NOS APONTAR PARA OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DESTACAMOS QUE O ESTUDO DAS RELAÇÕES SOCIAIS, INSTITUIÇÕES, CULTURA E SOCIEDADES A PARTIR DO OLHAR SOCIOLÓGICO FUNDAMENTA O “ESTRANHAMENTO” E A “DESNATURALIZAÇÃO” COMO MECANISMOS PEDAGÓGICOS ESSENCIAIS E QUE TENDEM A LEVAR OS ESTUDANTES A INTERPRETAR E RESSIGNIFICAR OS UNIVERSOS SOCIAIS QUE OS CERCAM E NOS QUAIS FAZEM PARTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13: O ensino de sociologia e o fazer científico: A pesquisa como ferramenta didática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, PRÁTICA PEDAGÓGICA, PESQUISA, TEORIA E PRÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA114_ID252_22032021111352.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERA TAYANE SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAYANE SOARES"
    "autor_email" => "tayane.soares@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

NO CONTEXTO DO ENSINO PÚBLICO OS DESAFIOS QUE PERPASSAM AS SALAS DE AULAS SÃO INÚMEROS E ESTÃO MARCADOS, EM MUITOS CASOS, PELA AUSÊNCIA DE DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR/ALUNO E DESINTERESSE PELOS CONTEÚDOS MINISTRADOS. A NECESSIDADE DE CONSTRUIR UM CURRÍCULO QUE CONSIGA ALIAR AS TEORIAS AO COTIDIANO DOS ESTUDANTES TEM SIDO UM DOS DESAFIOS ÀS PRÁTICAS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. O PRESENTE ESTUDO BUSCA COMPREENDER E REFLETIR O PAPEL DA PESQUISA PARA O ENSINO DA DISCIPLINA, PARTINDO DO PRESSUPOSTO QUE ELA POSSIBILITA A INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL E, ESPECIFICAMENTE, AS TEORIAS SOCIOLÓGICAS ENQUANTO FERRAMENTAS PARA CONHECER O MUNDO SOCIAL DO QUAL OS ESTUDANTES FAZEM PARTE. A METODOLOGIA ESTÁ BASEADA NOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA, ATRAVÉS DOS QUAIS DESTACAMOS O UNIVERSO PESQUISADO. ACREDITAMOS QUE OS CONHECIMENTOS SOCIOLÓGICOS POSSIBILITEM A APREENSÃO E COMPREENSÃO DOS CONTEXTOS SOCIAIS, CULTURAIS E POLÍTICOS, E, POR ISSO, O EXERCÍCIO DE TENSIONAR TEORIAS E PRÁTICAS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA PODE NOS APONTAR PARA OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS DESTACAMOS QUE O ESTUDO DAS RELAÇÕES SOCIAIS, INSTITUIÇÕES, CULTURA E SOCIEDADES A PARTIR DO OLHAR SOCIOLÓGICO FUNDAMENTA O “ESTRANHAMENTO” E A “DESNATURALIZAÇÃO” COMO MECANISMOS PEDAGÓGICOS ESSENCIAIS E QUE TENDEM A LEVAR OS ESTUDANTES A INTERPRETAR E RESSIGNIFICAR OS UNIVERSOS SOCIAIS QUE OS CERCAM E NOS QUAIS FAZEM PARTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.