Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

ADOLESCÊNCIA E REPERCUSSÃO DAS TIC´S NO ÂMBITO ESCOLAR

Palavra-chaves: ADOLESCÊNCIA, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS, , Pôster (PO) Pôster
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75616
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 118
    "inscrito_id" => 454
    "titulo" => "ADOLESCÊNCIA E REPERCUSSÃO DAS TIC´S NO ÂMBITO ESCOLAR"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO ESCOLAR TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA SOCIEDADE, TENDO EM VISTA QUE PREPARA OS ESTUDANTES PARA AS REALIDADES NÃO SOMENTE DA VIDA PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM PARA SUAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, GERANDO CONHECIMENTO DE SI E DO MUNDO. ESSE TRABALHO É DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA DISCUTIRMOS SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO COMO RESULTADOS DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, POIS NOVAS NECESSIDADES SURGEM, REQUERENDO NOVOS MEIOS. AS TECNOLOGIAS GANHARAM UMA GRANDE PROPORÇÃO NO ÂMBITO SOCIAL, MAS AINDA HÁ NO ÂMBITO ESCOLAR, POUCA UTILIZAÇÃO, NOS PERMITINDO VER, QUE SE FAZ NECESSÁRIO UMA SENSIBILIZAÇÃO EM RELAÇÃO TIC’S. O PRESENTE PROJETO FOI DESENVOLVIDO NA ESCOLA VESPASIANO RAMOS, ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAXIAS-MARANHÃO, ONDE TRABALHAMOS COM ALUNOS DAS SERIES 8º ANO E 9ºANO, COM FAIXA ETÁRIA DE 13 À 14 ANOS, ESSE PROJETO FOI FRUTO DA DISCIPLINA PRÁTICA CURRICULAR NA DIMENSÃO EDUCACIONAL, DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO E TEVE COMO OBJETIVO PESQUISAR SOBRE QUAIS AS PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES, MEDIANTE ESSE USO DE CELULARES OU COMPUTADORES, E INTERVIR COM ATIVIDADES ACOLHEDORAS, MEDIANTE OS RESULTADOS OBTIDOS. O PROJETO SE CONFIGUROU EM DOIS MOMENTOS, QUE SÃO A PESQUISA E A INTERVENÇÃO, O PRIMEIRO MOMENTO FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO COM MAIS DE 50 ADOLESCENTES, NOS MOSTRANDO QUE A MAIORIA DOS ADOLESCENTES VEEM AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO PRINCIPALMENTE PARA LAZER ATRAVÉS DOS JOGOS, E COM ISSO NÃO PERCEBIAM COMO FORMA DE GERAR CONHECIMENTO EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS DA ESCOLA, NÃO FAZIAM MENÇÃO DESSA RELAÇÃO QUE HÁ. QUANDO OBTIVEMOS ESSAS ANÁLISES DE DADOS, PLANEJAMOS ALGUMAS ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO COMO POSSIBILIDADE SE PROVOCAR UM OLHAR MAIS CONSCIENTE ENTRE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. A PRIMEIRA ATIVIDADE DENTRO DA INTERVENÇÃO SE DEU COM A UTILIZAÇÃO DE UMA CONFECÇÃO DE CELULAR EM ISOPOR COM FRASES DE EFEITO SOBRE A EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. A SEGUNDA ATIVIDADE FOI UMA PEÇA TEATRAL DIRECIONADA A ESCOLA, A FAMÍLIA E AOS ADOLESCENTES, MOSTRANDO A RELAÇÃO ESTREITA QUE HÁ ENTRE OS ALUNOS, ESCOLA E FAMÍLIA COMO ESPAÇOS INTERLIGADOS PARA ESSA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, PERCEBENDO ASSIM, A IMPORTÂNCIA DE SE DISCUTIR DENTO DESSES DOIS ESPAÇOS A QUESTÃO DAS TECNOLOGIAS. VALE LEMBRAR QUE HOUVE AS DISTRIBUIÇÕES DE PANFLETOS PRODUZIDOS PELO GRUPO NO ATO DA INTERVENÇÃO, COM A INTENCIONALIDADE DE FAZER COM QUE O ALUNADO POSSA REFLETIR E OBTER UMA NOVA PERSPECTIVA NO QUE SE REFERE AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO MECANISMO DE CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO.  POR ÚLTIMO ASSOCIAMOS A UMA PALESTRA A UTILIZAÇÃO DE MEMES DA INTERNET, RELACIONANDO AOS CONTEÚDOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. A IDEIA DE FAZER A LIGAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E OS CONTEÚDOS, PAUTOU-SE EM FACILITAR O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS AO ASSUNTO TRABALHADO, NO SENTIDO DE TRAZER PROXIMIDADE DA PROBLEMÁTICA DO ASSUNTO PARA COM A REALIDADE DO ALUNADO. O PROJETO SE FAZ MUITO NECESSÁRIO, ALÉM DE TRAZER UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "ADOLESCÊNCIA, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID454_22032021124046.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HORTENCIA LAYS DE SOUSA NOBRE"
    "autor_nome_curto" => "HORTÊNCIA "
    "autor_email" => "hortencianobre11@hotmail."
    "autor_ies" => "UEMA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75616
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 118
    "inscrito_id" => 454
    "titulo" => "ADOLESCÊNCIA E REPERCUSSÃO DAS TIC´S NO ÂMBITO ESCOLAR"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO ESCOLAR TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA SOCIEDADE, TENDO EM VISTA QUE PREPARA OS ESTUDANTES PARA AS REALIDADES NÃO SOMENTE DA VIDA PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM PARA SUAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, GERANDO CONHECIMENTO DE SI E DO MUNDO. ESSE TRABALHO É DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA DISCUTIRMOS SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO COMO RESULTADOS DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, POIS NOVAS NECESSIDADES SURGEM, REQUERENDO NOVOS MEIOS. AS TECNOLOGIAS GANHARAM UMA GRANDE PROPORÇÃO NO ÂMBITO SOCIAL, MAS AINDA HÁ NO ÂMBITO ESCOLAR, POUCA UTILIZAÇÃO, NOS PERMITINDO VER, QUE SE FAZ NECESSÁRIO UMA SENSIBILIZAÇÃO EM RELAÇÃO TIC’S. O PRESENTE PROJETO FOI DESENVOLVIDO NA ESCOLA VESPASIANO RAMOS, ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAXIAS-MARANHÃO, ONDE TRABALHAMOS COM ALUNOS DAS SERIES 8º ANO E 9ºANO, COM FAIXA ETÁRIA DE 13 À 14 ANOS, ESSE PROJETO FOI FRUTO DA DISCIPLINA PRÁTICA CURRICULAR NA DIMENSÃO EDUCACIONAL, DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO E TEVE COMO OBJETIVO PESQUISAR SOBRE QUAIS AS PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES, MEDIANTE ESSE USO DE CELULARES OU COMPUTADORES, E INTERVIR COM ATIVIDADES ACOLHEDORAS, MEDIANTE OS RESULTADOS OBTIDOS. O PROJETO SE CONFIGUROU EM DOIS MOMENTOS, QUE SÃO A PESQUISA E A INTERVENÇÃO, O PRIMEIRO MOMENTO FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO COM MAIS DE 50 ADOLESCENTES, NOS MOSTRANDO QUE A MAIORIA DOS ADOLESCENTES VEEM AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO PRINCIPALMENTE PARA LAZER ATRAVÉS DOS JOGOS, E COM ISSO NÃO PERCEBIAM COMO FORMA DE GERAR CONHECIMENTO EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS DA ESCOLA, NÃO FAZIAM MENÇÃO DESSA RELAÇÃO QUE HÁ. QUANDO OBTIVEMOS ESSAS ANÁLISES DE DADOS, PLANEJAMOS ALGUMAS ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO COMO POSSIBILIDADE SE PROVOCAR UM OLHAR MAIS CONSCIENTE ENTRE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. A PRIMEIRA ATIVIDADE DENTRO DA INTERVENÇÃO SE DEU COM A UTILIZAÇÃO DE UMA CONFECÇÃO DE CELULAR EM ISOPOR COM FRASES DE EFEITO SOBRE A EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. A SEGUNDA ATIVIDADE FOI UMA PEÇA TEATRAL DIRECIONADA A ESCOLA, A FAMÍLIA E AOS ADOLESCENTES, MOSTRANDO A RELAÇÃO ESTREITA QUE HÁ ENTRE OS ALUNOS, ESCOLA E FAMÍLIA COMO ESPAÇOS INTERLIGADOS PARA ESSA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, PERCEBENDO ASSIM, A IMPORTÂNCIA DE SE DISCUTIR DENTO DESSES DOIS ESPAÇOS A QUESTÃO DAS TECNOLOGIAS. VALE LEMBRAR QUE HOUVE AS DISTRIBUIÇÕES DE PANFLETOS PRODUZIDOS PELO GRUPO NO ATO DA INTERVENÇÃO, COM A INTENCIONALIDADE DE FAZER COM QUE O ALUNADO POSSA REFLETIR E OBTER UMA NOVA PERSPECTIVA NO QUE SE REFERE AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO MECANISMO DE CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO.  POR ÚLTIMO ASSOCIAMOS A UMA PALESTRA A UTILIZAÇÃO DE MEMES DA INTERNET, RELACIONANDO AOS CONTEÚDOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. A IDEIA DE FAZER A LIGAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E OS CONTEÚDOS, PAUTOU-SE EM FACILITAR O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS AO ASSUNTO TRABALHADO, NO SENTIDO DE TRAZER PROXIMIDADE DA PROBLEMÁTICA DO ASSUNTO PARA COM A REALIDADE DO ALUNADO. O PROJETO SE FAZ MUITO NECESSÁRIO, ALÉM DE TRAZER UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Pôster"
    "palavra_chave" => "ADOLESCÊNCIA, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV148_MD4_SA100_ID454_22032021124046.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HORTENCIA LAYS DE SOUSA NOBRE"
    "autor_nome_curto" => "HORTÊNCIA "
    "autor_email" => "hortencianobre11@hotmail."
    "autor_ies" => "UEMA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

A EDUCAÇÃO ESCOLAR TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA SOCIEDADE, TENDO EM VISTA QUE PREPARA OS ESTUDANTES PARA AS REALIDADES NÃO SOMENTE DA VIDA PROFISSIONAL, MAS TAMBÉM PARA SUAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, GERANDO CONHECIMENTO DE SI E DO MUNDO. ESSE TRABALHO É DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA DISCUTIRMOS SOBRE AS METODOLOGIAS DE ENSINO COMO RESULTADOS DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, POIS NOVAS NECESSIDADES SURGEM, REQUERENDO NOVOS MEIOS. AS TECNOLOGIAS GANHARAM UMA GRANDE PROPORÇÃO NO ÂMBITO SOCIAL, MAS AINDA HÁ NO ÂMBITO ESCOLAR, POUCA UTILIZAÇÃO, NOS PERMITINDO VER, QUE SE FAZ NECESSÁRIO UMA SENSIBILIZAÇÃO EM RELAÇÃO TIC’S. O PRESENTE PROJETO FOI DESENVOLVIDO NA ESCOLA VESPASIANO RAMOS, ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE CAXIAS-MARANHÃO, ONDE TRABALHAMOS COM ALUNOS DAS SERIES 8º ANO E 9ºANO, COM FAIXA ETÁRIA DE 13 À 14 ANOS, ESSE PROJETO FOI FRUTO DA DISCIPLINA PRÁTICA CURRICULAR NA DIMENSÃO EDUCACIONAL, DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO E TEVE COMO OBJETIVO PESQUISAR SOBRE QUAIS AS PERCEPÇÕES DOS ADOLESCENTES, MEDIANTE ESSE USO DE CELULARES OU COMPUTADORES, E INTERVIR COM ATIVIDADES ACOLHEDORAS, MEDIANTE OS RESULTADOS OBTIDOS. O PROJETO SE CONFIGUROU EM DOIS MOMENTOS, QUE SÃO A PESQUISA E A INTERVENÇÃO, O PRIMEIRO MOMENTO FOI REALIZADO UM QUESTIONÁRIO COM MAIS DE 50 ADOLESCENTES, NOS MOSTRANDO QUE A MAIORIA DOS ADOLESCENTES VEEM AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO PRINCIPALMENTE PARA LAZER ATRAVÉS DOS JOGOS, E COM ISSO NÃO PERCEBIAM COMO FORMA DE GERAR CONHECIMENTO EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS DA ESCOLA, NÃO FAZIAM MENÇÃO DESSA RELAÇÃO QUE HÁ. QUANDO OBTIVEMOS ESSAS ANÁLISES DE DADOS, PLANEJAMOS ALGUMAS ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO COMO POSSIBILIDADE SE PROVOCAR UM OLHAR MAIS CONSCIENTE ENTRE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. A PRIMEIRA ATIVIDADE DENTRO DA INTERVENÇÃO SE DEU COM A UTILIZAÇÃO DE UMA CONFECÇÃO DE CELULAR EM ISOPOR COM FRASES DE EFEITO SOBRE A EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA. A SEGUNDA ATIVIDADE FOI UMA PEÇA TEATRAL DIRECIONADA A ESCOLA, A FAMÍLIA E AOS ADOLESCENTES, MOSTRANDO A RELAÇÃO ESTREITA QUE HÁ ENTRE OS ALUNOS, ESCOLA E FAMÍLIA COMO ESPAÇOS INTERLIGADOS PARA ESSA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA, PERCEBENDO ASSIM, A IMPORTÂNCIA DE SE DISCUTIR DENTO DESSES DOIS ESPAÇOS A QUESTÃO DAS TECNOLOGIAS. VALE LEMBRAR QUE HOUVE AS DISTRIBUIÇÕES DE PANFLETOS PRODUZIDOS PELO GRUPO NO ATO DA INTERVENÇÃO, COM A INTENCIONALIDADE DE FAZER COM QUE O ALUNADO POSSA REFLETIR E OBTER UMA NOVA PERSPECTIVA NO QUE SE REFERE AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO MECANISMO DE CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO. POR ÚLTIMO ASSOCIAMOS A UMA PALESTRA A UTILIZAÇÃO DE MEMES DA INTERNET, RELACIONANDO AOS CONTEÚDOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. A IDEIA DE FAZER A LIGAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E OS CONTEÚDOS, PAUTOU-SE EM FACILITAR O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS AO ASSUNTO TRABALHADO, NO SENTIDO DE TRAZER PROXIMIDADE DA PROBLEMÁTICA DO ASSUNTO PARA COM A REALIDADE DO ALUNADO. O PROJETO SE FAZ MUITO NECESSÁRIO, ALÉM DE TRAZER UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.