Artigo Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO REMOTO: REPENSANDO A PRÁTICA DOCENTE E O CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM FORTALEZA/CE

Palavra-chaves: ENSINO DE SOCIOLOGIA, CURRÍCULO, ENSINO REMOTO, FORTALEZA/CE, Comunicação Oral (CO) GT 12: O currículo da sociologia na educação básica
"2021-05-31 17:54:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 75767
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 369
    "inscrito_id" => 1241
    "titulo" => "OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO REMOTO: REPENSANDO A PRÁTICA DOCENTE E O CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM FORTALEZA/CE"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO CONSISTE NO RELATO EXPERIÊNCIA DE ENSINO REMOTO DESENVOLVIDA EM SALAS DE AULAS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS COM O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM FORTALEZA/CE. PROCUROU-SE COMPREENDER A TEMÁTICA SOBRE CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE COMO UM FENÔMENO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA REALIDADE DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, REALIZARAM-SE DISCUSSÕES TEÓRICAS ACERCA DE QUESTÕES LIGADAS À TEMÁTICA DO ENSINO REMOTO EM MEIO AO CONTEXTO PANDÊMICO NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PARTIR DISSO, FOI PROPOSTO PLANOS CURRICULARES E ESTRATÉGIAS DA PRÁTICA DOCENTE ESPECÍFICAS E CONTEXTUALIZADAS COM AS DEMANDAS POR FORMAÇÃO DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO ACERCA DOS TEMAS, CONCEITOS E TEORIAS, CUJA FINALIDADE INCIDIA SOBRE AS REFLEXÕES TRAVADAS NO PERCURSO DAS AULAS. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ESTABELECEU-SE DIÁLOGOS COM MORAES (2004), SARANDY (2004), FREIRE (2004), ENTRE OUTROS. SOBRE O ENSINO REMOTO, AS CONTRIBUIÇÕES DE VIRGÍNIO & GROSSI (2020). NA ANÁLISE, FORAM CONSIDERADOS AS REFLEXÕES QUE CONTRIBUÍRAM PARA COMPREENSÕES A RESPEITO DO TEMA. OS IMPACTOS DA PANDEMIA E DO ENSINO REMOTO SÃO DIFERENTES NOS ALUNOS PORQUE ENVOLVE AUTONOMIA DE ESTUDO E QUESTÕES DE ORDEM ECONÔMICA, SOCIAL, CULTURAL, OS MESMOS DO ENSINO PRESENCIAL, MAS A PANDEMIA POTENCIALIZOU AS DESIGUALDADES. CONSIDERA-SE QUE NAS DUAS ESCOLAS INVESTIGADAS OS ESTUDOS APRESENTADOS A PARTIR DOS SABERES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS SOBRE A TEMÁTICA DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA. AS EXPERIÊNCIAS AQUI APONTAM PONTOS IMPORTANTES PARA A ESCOLA SE CONHECER, CONHECER AS CONDIÇÕES DE ACESSO DOS SEUS ESTUDANTES E REFLETIR SOBRE SEUS PROCESSOS. MAS TAMBÉM PARA SE BUSCAR ALTERNATIVAS PARA A QUESTÃO DESAFIADORA: “COMO GARANTIR O DIREITO A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA COM SITUAÇÕES (ECONÔMICAS, SOCIAIS) TÃO DESIGUAIS?” O ENSINO REMOTO, NÃO SUBSTITUI O ENSINO PRESENCIAL. A MEDIAÇÃO VIRTUAL NÃO SUBSTITUI A INTERAÇÃO, MAS É POSSÍVEL APROVEITAR MUITAS EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS DO ENSINO REMOTO E LEVAR PARA O AMBIENTE PRESENCIAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12: O currículo da sociologia na educação básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, CURRÍCULO, ENSINO REMOTO, FORTALEZA/CE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA113_ID1241_08042021203912.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ANCHIETA DE SOUZA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "ANCHIETA"
    "autor_email" => "josanchietas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 75767
    "edicao_id" => 163
    "trabalho_id" => 369
    "inscrito_id" => 1241
    "titulo" => "OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO REMOTO: REPENSANDO A PRÁTICA DOCENTE E O CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM FORTALEZA/CE"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO CONSISTE NO RELATO EXPERIÊNCIA DE ENSINO REMOTO DESENVOLVIDA EM SALAS DE AULAS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS COM O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM FORTALEZA/CE. PROCUROU-SE COMPREENDER A TEMÁTICA SOBRE CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE COMO UM FENÔMENO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA REALIDADE DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, REALIZARAM-SE DISCUSSÕES TEÓRICAS ACERCA DE QUESTÕES LIGADAS À TEMÁTICA DO ENSINO REMOTO EM MEIO AO CONTEXTO PANDÊMICO NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PARTIR DISSO, FOI PROPOSTO PLANOS CURRICULARES E ESTRATÉGIAS DA PRÁTICA DOCENTE ESPECÍFICAS E CONTEXTUALIZADAS COM AS DEMANDAS POR FORMAÇÃO DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO ACERCA DOS TEMAS, CONCEITOS E TEORIAS, CUJA FINALIDADE INCIDIA SOBRE AS REFLEXÕES TRAVADAS NO PERCURSO DAS AULAS. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ESTABELECEU-SE DIÁLOGOS COM MORAES (2004), SARANDY (2004), FREIRE (2004), ENTRE OUTROS. SOBRE O ENSINO REMOTO, AS CONTRIBUIÇÕES DE VIRGÍNIO & GROSSI (2020). NA ANÁLISE, FORAM CONSIDERADOS AS REFLEXÕES QUE CONTRIBUÍRAM PARA COMPREENSÕES A RESPEITO DO TEMA. OS IMPACTOS DA PANDEMIA E DO ENSINO REMOTO SÃO DIFERENTES NOS ALUNOS PORQUE ENVOLVE AUTONOMIA DE ESTUDO E QUESTÕES DE ORDEM ECONÔMICA, SOCIAL, CULTURAL, OS MESMOS DO ENSINO PRESENCIAL, MAS A PANDEMIA POTENCIALIZOU AS DESIGUALDADES. CONSIDERA-SE QUE NAS DUAS ESCOLAS INVESTIGADAS OS ESTUDOS APRESENTADOS A PARTIR DOS SABERES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS SOBRE A TEMÁTICA DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA. AS EXPERIÊNCIAS AQUI APONTAM PONTOS IMPORTANTES PARA A ESCOLA SE CONHECER, CONHECER AS CONDIÇÕES DE ACESSO DOS SEUS ESTUDANTES E REFLETIR SOBRE SEUS PROCESSOS. MAS TAMBÉM PARA SE BUSCAR ALTERNATIVAS PARA A QUESTÃO DESAFIADORA: “COMO GARANTIR O DIREITO A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA COM SITUAÇÕES (ECONÔMICAS, SOCIAIS) TÃO DESIGUAIS?” O ENSINO REMOTO, NÃO SUBSTITUI O ENSINO PRESENCIAL. A MEDIAÇÃO VIRTUAL NÃO SUBSTITUI A INTERAÇÃO, MAS É POSSÍVEL APROVEITAR MUITAS EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS DO ENSINO REMOTO E LEVAR PARA O AMBIENTE PRESENCIAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12: O currículo da sociologia na educação básica"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE SOCIOLOGIA, CURRÍCULO, ENSINO REMOTO, FORTALEZA/CE, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV148_MD1_SA113_ID1241_08042021203912.pdf"
    "created_at" => "2021-07-19 10:18:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ANCHIETA DE SOUZA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "ANCHIETA"
    "autor_email" => "josanchietas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-eneseb"
    "edicao_nome" => "Anais do VII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60bfa7261d68c_08062021142142.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-05-31 17:54:53"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de maio de 2021

Resumo

ESTE ARTIGO CONSISTE NO RELATO EXPERIÊNCIA DE ENSINO REMOTO DESENVOLVIDA EM SALAS DE AULAS DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS COM O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM FORTALEZA/CE. PROCUROU-SE COMPREENDER A TEMÁTICA SOBRE CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE COMO UM FENÔMENO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA REALIDADE DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, REALIZARAM-SE DISCUSSÕES TEÓRICAS ACERCA DE QUESTÕES LIGADAS À TEMÁTICA DO ENSINO REMOTO EM MEIO AO CONTEXTO PANDÊMICO NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PARTIR DISSO, FOI PROPOSTO PLANOS CURRICULARES E ESTRATÉGIAS DA PRÁTICA DOCENTE ESPECÍFICAS E CONTEXTUALIZADAS COM AS DEMANDAS POR FORMAÇÃO DOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO ACERCA DOS TEMAS, CONCEITOS E TEORIAS, CUJA FINALIDADE INCIDIA SOBRE AS REFLEXÕES TRAVADAS NO PERCURSO DAS AULAS. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ESTABELECEU-SE DIÁLOGOS COM MORAES (2004), SARANDY (2004), FREIRE (2004), ENTRE OUTROS. SOBRE O ENSINO REMOTO, AS CONTRIBUIÇÕES DE VIRGÍNIO & GROSSI (2020). NA ANÁLISE, FORAM CONSIDERADOS AS REFLEXÕES QUE CONTRIBUÍRAM PARA COMPREENSÕES A RESPEITO DO TEMA. OS IMPACTOS DA PANDEMIA E DO ENSINO REMOTO SÃO DIFERENTES NOS ALUNOS PORQUE ENVOLVE AUTONOMIA DE ESTUDO E QUESTÕES DE ORDEM ECONÔMICA, SOCIAL, CULTURAL, OS MESMOS DO ENSINO PRESENCIAL, MAS A PANDEMIA POTENCIALIZOU AS DESIGUALDADES. CONSIDERA-SE QUE NAS DUAS ESCOLAS INVESTIGADAS OS ESTUDOS APRESENTADOS A PARTIR DOS SABERES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS SOBRE A TEMÁTICA DO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA SOCIOLOGIA. AS EXPERIÊNCIAS AQUI APONTAM PONTOS IMPORTANTES PARA A ESCOLA SE CONHECER, CONHECER AS CONDIÇÕES DE ACESSO DOS SEUS ESTUDANTES E REFLETIR SOBRE SEUS PROCESSOS. MAS TAMBÉM PARA SE BUSCAR ALTERNATIVAS PARA A QUESTÃO DESAFIADORA: “COMO GARANTIR O DIREITO A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA COM SITUAÇÕES (ECONÔMICAS, SOCIAIS) TÃO DESIGUAIS?” O ENSINO REMOTO, NÃO SUBSTITUI O ENSINO PRESENCIAL. A MEDIAÇÃO VIRTUAL NÃO SUBSTITUI A INTERAÇÃO, MAS É POSSÍVEL APROVEITAR MUITAS EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS DO ENSINO REMOTO E LEVAR PARA O AMBIENTE PRESENCIAL NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.