As doenças cardiovasculares correspondem a principal causa de morbimortalidade na população idosa brasileira, sendo a Hipertensão Arterial Sistêmica e o Diabetes Mellitus considerados os fatores de risco mais prevalentes para o agravamento desse cenário. A formação de grupos na atenção básica fundamenta-se no principio da integralidade, sendo o HIPERDIA um espaço coletivo elaborado para dialogar visando a conscientização preventiva e curativa dessas doenças. A utilização de atividades lúdicas em ações grupais como estratégia de educação em saúde aos idosos propiciam resultados positivos na melhoria da qualidade de vida, fortalecimento de práticas saudáveis e maior aderência terapêutica. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi descrever a abordagem multiprofissional em uma atividade lúdica com idosos pertencentes ao grupo do HIPERDIA, de uma Unidade de Saúde da Família (USF) de Macaparana-PE. O primeiro contato para esta ação grupal foi realizado pelos agentes comunitários de saúde que mediaram os convites para a roda de conversa. O acolhimento no dia do encontro inicialmente construído pela enfermeira favoreceu um espaço dinâmico para apresentação de todos os participantes. Com o intuito de facilitar a compreensão durante a discussão do tema, planejamos uma atividade lúdica que foi intitulada “Abra o seu coração” sendo estruturada pelos profissionais da equipe .O recurso pedagógico contava com uma caixa em formato de coração e várias chaves que continham mitos e verdades sobre a hipertensão e diabetes. Os participantes foram convidados a retirarem suas chaves e à medida que eles opinavam,os profissionais interviam esclarecendo duvidas, mediando as trocas de vivências e possibilitando a construção de conhecimentos. Durante a atividade, pode-se observar que o conhecimento dos participantes acerca dos cuidados necessários ainda são considerados deficientes, sendo um desafio para os profissionais da equipe de saúde enquanto agentes facilitadores planejar novas estratégias educativas que despertem o interesse e importância da adesão ao tratamento.