Artigo CONEDU - Fundamentos da Educação

E-books

ISBN: 978-65-86901-80-1

O LEGADO FREIREANO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS

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          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
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          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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                  ANA PAULA GRELLERT (FURG)<br />\r\n
                  DENISE CRISTINA FERREIRA (UFCG)<br />\r\n
                  &Eacute;DEN SANTOS DE CASTRO (UFS)<br />\r\n
                  ELIANNE MADZA DE ALMEIDA CUNHA (UNIFACISA)<br />\r\n
                  GILMARA DE MELO FERREIRA (UEPB)<br />\r\n
                  GUA&Iacute;RA MOREIRA CAMILO DE MELO DUTRA (UNICAP)<br />\r\n
                  JENNIFER JULIANA BARRETO BEZERRA COSTA<br />\r\n
                  MANUELLE ARA&Uacute;JO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  MARCIA CRISTIANE FERREIRA MENDES &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA ROSA DE ANDRADE ALIXANDRE (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA DA SILVA NUNES (UFPB)<br />\r\n
                  MONICA EMANUELA NUNES MAIA (UECE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCILLA UCHOA MARTINS (UFC)<br />\r\n
                  SANDRA CRISTINA DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  SILVANO FIDELIS DE LIRA (UFPB)<br />\r\n
                  VICTOR PEREIRA GOMES (UFRN)
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                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  ANA PAULA GRELLERT (FURG)<br />\r\n
                  DENISE CRISTINA FERREIRA (UFCG)<br />\r\n
                  &Eacute;DEN SANTOS DE CASTRO (UFS)<br />\r\n
                  ELIANNE MADZA DE ALMEIDA CUNHA (UNIFACISA)<br />\r\n
                  GILMARA DE MELO FERREIRA (UEPB)<br />\r\n
                  GUA&Iacute;RA MOREIRA CAMILO DE MELO DUTRA (UNICAP)<br />\r\n
                  JENNIFER JULIANA BARRETO BEZERRA COSTA<br />\r\n
                  MANUELLE ARA&Uacute;JO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  MARCIA CRISTIANE FERREIRA MENDES &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA ROSA DE ANDRADE ALIXANDRE (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA L&Uacute;CIA DA SILVA NUNES (UFPB)<br />\r\n
                  MONICA EMANUELA NUNES MAIA (UECE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCILLA UCHOA MARTINS (UFC)<br />\r\n
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Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

A obra de Paulo Freire tem sido alvo de disputas acadêmicas, desde a publicação de seus livros que se tornaram mais reconhecidos. Contudo, nos últimos anos, essas disputas têm ocorrido também na sociedade mais ampla, ainda que emolduradas, em geral, pela ausência da leitura do autor e pela ratificação de leituras políticas dicotomizadas. Isso termina por mobilizar argumentos sem profundidade de determinadas ideias circulantes a favor ou contra o educador. Este trabalho faz um balanço dos principais temas encontrados no legado freireano e das perspectivas contrárias que questionam o lugar do papel desse autor na educação brasileira. Para tanto, trabalhamos teoricamente com a noção de campo científico de Pierre Bourdieu. Realizamos uma pesquisa bibliográfica em capítulos de livros e artigos de periódicos, publicados, na realidade brasileira, desde o ano 1990, tendo por base metodologicamente as leituras propostas por Gil (2005): exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. Consideramos para a análise do legado freireano os seguintes grandes temas interrelacionados, recorrentemente apontados e questionados: a) educação adultos e educação popular; b) profissionalização docente; c) políticas públicas e currículo; d) teoria educacional e pedagogia. Concluímos que as produções mais atentas ao legado aprofundam algumas dessas temáticas elencadas, de um ponto de vista propositivo e prospectivo, procurando verificar os desdobramentos na educação brasileira. Em geral, as produções, mais recentes, que questionam o legado freireano, discutem a partir de ideias mais gerais vinculadas às “políticas de esquerda”, diferentemente da crítica que se erigiu, na década de 1990, mais fundamentada teoricamente, sobretudo no tocante à profissionalização docente e o gênero da docência.

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