Este texto tem por objetivo apresentar a experiência, em andamento, do curso de Pós graduação em educação das relações étnico raciais: história e cultura afrobrasileira e indígena do NEABI/ UFOP. O curso considera um conjunto de leis e diretrizes que orientam as práticas pedagógicas que devem contemplar a educação para as relações étnico-raciais na educação básica e o ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena. Nesse sentido, a centralidade da sua proposta é possibilitar a implementação dessas leis e diretrizes, no que diz respeito às questões africanas, da diáspora negra e indígena. Assim, espera-se que, por meio de disciplinas que discutirão as culturas e as histórias negras e indígenas, os cursistas repensem e construam práticas pedagógicas que considerem a educação para as relações étnico-raciais. A proposta do curso está fundamentada em três pilares sobre as relações raciais na escola e na sociedade brasileira em geral. O primeiro pilar diz respeito às lutas dos movimentos sociais negros contra o racismo, o preconceito de cor e a discriminação racial. O segundo tem como base a recente legislação antirracista do Estado Brasileiro com impactos e desafios na sociedade, que reverbera leis internacionais. O terceiro e mais importante pilar refere-se às práticas de promoção da igualdade racial que devem ser empreendidas dentro do ambiente escolar, a fim de promover a educação das relações étnico-raciais, objetivo principal dessa formação. Dessa forma, espera-se promover práticas escolares de valorização da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, decorrentes de preceitos legais como a Lei 10.639/03 e 11.645/08. Em torno desses pilares, o curso pretende contribuir para diminuir a lacuna existente no sistema básico de educação brasileira no que se refere às questões das africanidades e indígenas, no sentido de contribuir para esclarecer as ideias construídas socialmente sobre essas temáticas.