Com a aprovação da Medida Provisória 756/2016 – denominada Reforma do Ensino Médio, que se tornou posteriormente Lei 13.415/2017 e fomentou a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a realidade de muitos professores/as e estudantes sofreu grandes mudanças. Além disso, foram instituídos cinco “itinerários formativos” e o currículo foi dividido em Base Comum e parte diversificada, contemplando conteúdos complementares a serem definidos pelas redes de ensino. Esta pesquisa objetiva refletir sobre as transformações e os impactos gerados por essa Lei, no que diz respeito aos Componentes Eletivos, que integram a parte diversificada do currículo, especificamente em relação a eletiva voltada para a Educação e as Relações Étnico-Raciais, denominada “Memória e Cultura Afro-brasileira e Indígena”, buscando tencionar debates em torno das suas construções metodológicas e suas contribuições para uma educação multicultural. Metodologicamente o trabalho tem caráter etnográfico e narrativo, uma vez que dialoga com as experiências docentes das autoras em duas escolas da rede estadual de Fortaleza/CE. Como referencial teórico dialogamos com autores/as que abordam a questão racial no Brasil (MOURA, 1992; NASCIMENTO, 1978; GOMES, 2012), a educação étnico-racial (bell hooks, 2019, 2021; MUNANGA, 2015; GOMES, 2019), e ao Novo Ensino Médio (LOPES, 2021; FERRETI, 2017). Além de materiais como o Catálogo de Componentes Eletivos do Ceará (2019), o Documento Referencial do Ceará - DCRC (2021) e a própria BNCC. Com relação aos resultados da pesquisa apontamos a ambiguidade vivenciada pela eletiva citada, tanto por parte dos estudantes como dos professores/as, a sobrecarga de trabalho para docentes devido a produção de materiais e a busca por tornar a escola um espaço significativo de partilhas e construções de outras perspectivas do saber em relação a temáticas que foram invisibilidades e apagadas, historicamente, nos currículos do Ensino Médio no Brasil, como por exemplo, o racismo, o epistemicídio e as formas de resistência indígenas e afrodescendentes.