Este artigo objetiva apresentar uma pesquisa do tipo estado da arte relativa ao letramento literário a partir do cordel mediante o uso do padlet. A abordagem do estudo é qualitativa, de naturezas exploratória e descritiva. A coleta de dados ocorreu no Google Acadêmico, no Scielo, no Banco Digital de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES no período de 03 a 07 de janeiro de 2022, em que foi empregado os descritores “letramento literário”, “cordel” e “padlet”. No total, obtivemos 15 (quinze) produções para a análise, sendo 01 (hum) artigo e 14 (catorze) dissertações. Para catalogar as informações colhidas, foram lidos e analisados os títulos dessas produções, os resumos e as palavras-chave. Como referencial teórico, embasamo-nos em Galvão e Silva (2017) e Zappone (2007), que assentam as discussões sobre leitura literária e letramento literário, respectivamente; Gonçalves e Morais (2019) e Monteiro (2020), que apontam acerca do padlet; e Peloso (2019) e Silva (2010), que discorrem a respeito da literatura de cordel. Quanto aos achados da pesquisa: parte significativa dos trabalhos são originários da região Nordeste, sobretudo da Paraíba (PB); número considerável dos trabalhos são dissertações – principalmente advindas de mestrados profissionais; a maioria das produções ratifica o letramento literário a partir do cordel entre os sujeitos do estudo; e na leitura feita a partir dos resumos, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, não observamos discussões direcionadas mediante o uso do padlet para promover o letramento literário a partir do gênero textual cordel.