AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR NO RETORNO DO ISOLAMENTO SOCIAL
"2022-07-12 14:51:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91345 "edicao_id" => 259 "trabalho_id" => 1633 "inscrito_id" => 13688 "titulo" => "AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR NO RETORNO DO ISOLAMENTO SOCIAL" "resumo" => "Este trabalho estuda a afetividade no ambiente escolar no retorno do isolamento social na percepção dos alunos. A pandemia pelo novo coronavírus levou a sociedade às medidas de isolamento causando o distanciando das pessoas, inclusive das crianças do convívio escolar. Mesmo à distância a necessidade por afeto continuou a ser vital, então o contato e a interação social, cruciais para o desenvolvimento infantil merece ser estudada no retorno do convívio social. Através de pesquisa bibliográfica, levantamento de dados e comparação com pesquisa realizada anteriormente à pandemia, observou-se que a afetividade é importante na concepção dos estudantes nos dois cenários. Sendo que no contexto escolar é imprescindível que os professores trabalhem a articulação afetividade-aprendizagem nas mais variadas situações, considerando-a essencial em sua prática pedagógica. Utilizando-se como ferramenta que motiva e impulsiona o aluno direcionando-o a um aprendizado mais saudável e natural. É necessário que os professores reflitam sobre a importância da afetividade e entendam que o lugar que ocupam na sala de aula em relação aos seus alunos não é apenas daquele que ensina, mas daquele que também deve deixar boas recordações." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID13688_TB1633_16072022103000.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:32:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLY LUZ ARAÚJO DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "DANIELLY" "autor_email" => "daniellyluzaraujo@hotmail" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-emocional" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT18" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c181ef611_30012023100921.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:51:21" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91345 "edicao_id" => 259 "trabalho_id" => 1633 "inscrito_id" => 13688 "titulo" => "AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR NO RETORNO DO ISOLAMENTO SOCIAL" "resumo" => "Este trabalho estuda a afetividade no ambiente escolar no retorno do isolamento social na percepção dos alunos. A pandemia pelo novo coronavírus levou a sociedade às medidas de isolamento causando o distanciando das pessoas, inclusive das crianças do convívio escolar. Mesmo à distância a necessidade por afeto continuou a ser vital, então o contato e a interação social, cruciais para o desenvolvimento infantil merece ser estudada no retorno do convívio social. Através de pesquisa bibliográfica, levantamento de dados e comparação com pesquisa realizada anteriormente à pandemia, observou-se que a afetividade é importante na concepção dos estudantes nos dois cenários. Sendo que no contexto escolar é imprescindível que os professores trabalhem a articulação afetividade-aprendizagem nas mais variadas situações, considerando-a essencial em sua prática pedagógica. Utilizando-se como ferramenta que motiva e impulsiona o aluno direcionando-o a um aprendizado mais saudável e natural. É necessário que os professores reflitam sobre a importância da afetividade e entendam que o lugar que ocupam na sala de aula em relação aos seus alunos não é apenas daquele que ensina, mas daquele que também deve deixar boas recordações." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID13688_TB1633_16072022103000.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:32:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLY LUZ ARAÚJO DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "DANIELLY" "autor_email" => "daniellyluzaraujo@hotmail" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-emocional" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Emocional" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT18" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c181ef611_30012023100921.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:51:21" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 259 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-emocional" "nome" => "CONEDU - Educação Emocional" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT18" "logo" => null "capa" => "63d7c181ef611_30012023100921.jpg" "timbrado" => "62cdb49929081_12072022145121.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:51:21" "updated_at" => "2023-02-01 13:09:19" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 259 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-emocional" "nome" => "CONEDU - Educação Emocional" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT18" "logo" => null "capa" => "63d7c181ef611_30012023100921.jpg" "timbrado" => "62cdb49929081_12072022145121.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:51:21" "updated_at" => "2023-02-01 13:09:19" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 153 "edicao_id" => 259 "codigo" => "978-65-86901-73-3" "capa" => "63d7c181f1dfa_30012023100921.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARILENE SALGUEIRO """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA GAIAO E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n ALZIRA SILVA (UFPB)<br />\r\n BRUNO SEVERO GOMES (UFPE)<br />\r\n CLÉDIA INÊS MATOS VERAS (UFPB)<br />\r\n CRISTIANE BORGES ANGELO (UFPB)<br />\r\n DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO (UFPB)<br />\r\n LUIZ TORRES RAPOSO NETO (UFC)<br />\r\n MÁRCIA CRISTINA ARAÚJO LUSTOSA SILVA (Universidad Columbia Del Paraguay)<br />\r\n MARCIA RIQUE CARICIO <br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES (SEDUC/CE)<br />\r\n SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIMEÃO (UFPB)<br />\r\n SUZANNE ROCHA BANDEIRA (UNIFANOR WYDEN - FORTALEZA/CE)<br />\r\n TAISA CALDAS DANTAS (UFPB)<br />\r\n WENDELL MARCEL ALVES DA COSTA (USP) """ "ficha_catalografica" => "63da94da87cef_01022023133538.pdf" "arquivo" => "01022023130649-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:51:21" "updated_at" => "2023-02-01 13:35:38" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 153 "edicao_id" => 259 "codigo" => "978-65-86901-73-3" "capa" => "63d7c181f1dfa_30012023100921.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Emocional" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n MARILENE SALGUEIRO """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA GAIAO E BARBOSA (UFPB)<br />\r\n ALZIRA SILVA (UFPB)<br />\r\n BRUNO SEVERO GOMES (UFPE)<br />\r\n CLÉDIA INÊS MATOS VERAS (UFPB)<br />\r\n CRISTIANE BORGES ANGELO (UFPB)<br />\r\n DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO (UFPB)<br />\r\n LUIZ TORRES RAPOSO NETO (UFC)<br />\r\n MÁRCIA CRISTINA ARAÚJO LUSTOSA SILVA (Universidad Columbia Del Paraguay)<br />\r\n MARCIA RIQUE CARICIO <br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES (SEDUC/CE)<br />\r\n SHIRLEY DE SOUZA SILVA SIMEÃO (UFPB)<br />\r\n SUZANNE ROCHA BANDEIRA (UNIFANOR WYDEN - FORTALEZA/CE)<br />\r\n TAISA CALDAS DANTAS (UFPB)<br />\r\n WENDELL MARCEL ALVES DA COSTA (USP) """ "ficha_catalografica" => "63da94da87cef_01022023133538.pdf" "arquivo" => "01022023130649-CONEDU---EDUCACAO-EMOCIONAL.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:51:21" "updated_at" => "2023-02-01 13:35:38" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }