Este trabalho estuda a afetividade no ambiente escolar no retorno do isolamento social na percepção dos alunos. A pandemia pelo novo coronavírus levou a sociedade às medidas de isolamento causando o distanciando das pessoas, inclusive das crianças do convívio escolar. Mesmo à distância a necessidade por afeto continuou a ser vital, então o contato e a interação social, cruciais para o desenvolvimento infantil merece ser estudada no retorno do convívio social. Através de pesquisa bibliográfica, levantamento de dados e comparação com pesquisa realizada anteriormente à pandemia, observou-se que a afetividade é importante na concepção dos estudantes nos dois cenários. Sendo que no contexto escolar é imprescindível que os professores trabalhem a articulação afetividade-aprendizagem nas mais variadas situações, considerando-a essencial em sua prática pedagógica. Utilizando-se como ferramenta que motiva e impulsiona o aluno direcionando-o a um aprendizado mais saudável e natural. É necessário que os professores reflitam sobre a importância da afetividade e entendam que o lugar que ocupam na sala de aula em relação aos seus alunos não é apenas daquele que ensina, mas daquele que também deve deixar boas recordações.