Este artigo trata do binômio: Salas de Recursos Multifuncionais e Atendimento Educacional Especializado como prioridade na inclusão de alunos com deficiências, transtornos do espectro do autismo e altas habilidades/superdotação. A oferta do Atendimento Educacional Especializado ocorre na escola regular pública e/ou privada, com o objetivo de direcionar os alunos que necessitam deste atendimento através de aulas diversificadas no contra turno no que tange aos conceitos e conteúdos que não foram assimilados anteriormente. As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços adequadamente preparados conforme legislação para tal e os professores que atuam nela devem ser preparados para atuarem com estes alunos. É uma pesquisa bibliográfica documental. A pesquisa tem como objetivos: identificar e discutir a educação inclusiva com o foco no atendimento especializado e nas Salas de Recursos Multifuncioanais como complementação legal e necessária para os estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Estas e o serviço oferecido nelas devem constar no Projeto Político Pedagógico da escola e estão amparadas em legislações brasileiras de educação inclusiva e no Programa de implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. Portanto conclui-se que estas salas e professor de atendimento especializado são extremamente importantes para os alunos, especialmente os que possuem deficiência intelectual, transtornos globais do desenvolvimento, deficiências auditiva, visual e física, surdos, mudos e surdocegueira. O AEE perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta, quanto a sua utilização, no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.