O Projeto de Extensão “Caminho aberto a uma aprendizagem contínua” busca desenvolver uma consolidação da formação continuada mais crítica diante do mundo globalizado o qual pertencemos rumo a uma educação inclusiva. O mundo encontra-se cheio de informações que precisam estar acessíveis a todos. É preciso que, a cada dia, lutemos para que as informações façam parte da nossa vida e que as pessoas com deficiências, pessoas que se sentem marginalizadas, excluídas, compartilhem ativamente do ambiente escolar para a construção de sua consciência crítica de mundo. O ensaio busca apresentar o viés que, nós educadores, devemos seguir para que a inclusão de todos possa de fato existir. Embasado num estudo de caso da Faculdade Sucesso – Souza/Paraíba a pesquisa qualitativa planeia no discurso do materialismo histórico dialético que segundo os objetivos deslumbra na exploração de ideias acerca do tema abordado uma coleta de dados de cunho bibliográfico e documental. Destarte, chegamos aos resultados de que a inclusão de todos permeia na construção de um novo olhar social rompendo as barreiras da exclusão, é o que a cada dia educadores e educandos juntos, em constante formação continuada, supere os desafios diários da rotina escolar. Lutar pela realização da importância deste processo de inclusão requer muita persistência e determinação. Uma melhor formação de nossos educadores é de essencial importância para que, conscientemente, consiga exercer seu trabalho com sucesso e segurança.