A literatura é um bem histórico e cultural, cuja importância para as futuras gerações é inquestionável. Logo, as escolas que recebem estudantes surdos devem envolver adequadamente esse público, no universo literário, e inserir gêneros da literatura surda, em sala de aula, particularmente a poesia. Sendo assim, o presente artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, tendo como corpus três artigos científicos, coletados no Google Acadêmico. Tem como objetivo geral compreender como se dá o ensino de poesia com estudantes surdos, em sala de aula, na perspectiva do letramento literário. O fundamento teórico da pesquisa teve como base contribuições do campo da Literatura Surda e do Letramento Literário apresentadas pelos autores: Cosson (2021), Peixoto (2016), Candido (2011), Strobel (2008), Colomer (2007), Karnopp (2006). Os resultados da pesquisa mostraram que há ainda uma lacuna no trabalho docente junto a estudantes surdos com foco na literatura, de modo geral, e na literatura surda, de modo particular, principalmente, no tocante ao trabalho com a poesia nas aulas, incluindo a tradução de poemas, o que reflete na relação dos estudantes surdos com o gênero literário citado. Além disso, evidenciaram a necessidade de inserir a poesia surda em sala de aula. Porém, não apontaram só limites, mas também possibilidades de realizar trabalhos mais significativos com a poesia, voltados para estudantes surdos e não surdos, a partir de propostas que dialogam com a perspectiva do letramento literário e com a literatura surda.