O Talento Musical é um fenômeno, o qual pode ser considerado complexo em decorrência de suas nuances e variáveis, principalmente devido ao impacto provocado nas dimensões comportamentais e emocionais dos indivíduos, o que leva à necessidade da identificação precoce. Entretanto, o quantitativo de estudantes talentosos identificados, no Brasil, é ínfimo e focado nas áreas acadêmicas, possivelmente pela desvalorização da Música enquanto conhecimento escolar de natureza científica. Como parte da Educação Especial e com direitos garantidos pela legislação, os talentosos não passam de 23.758 estudantes identificados no censo escolar brasileiro de 2021. Ressalta-se que a identificação é fundamental para que direitos, leis e oportunidades sejam destinados a esse público, a fim de receberem respostas educativas às suas necessidades, inclusive àquelas referentes ao talento musical. Nessa perspectiva, questiona-se: por que a identificação é ínfima e focada em áreas acadêmicas? Qual a importância da identificação do Talento Musical considerando o contexto brasileiro? Quais os avanços na área do Talento quando o enfoque é a área da Música? Diante disso, o objetivo desta investigação é estudar os procedimentos voltados para a identificação, avaliação e enriquecimento de indivíduos com Talento Musical e apresentar os avanços alcançados nos últimos anos. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica com análise qualitativa e quantitativa dos dados (estatística descritiva e meta-análise). Para tanto, os dados serão extraídos de sites oficiais no âmbito Federal e Estadual brasileiros e banco de dados científicos. Os resultados preliminares indicam a desvalorização da Música enquanto área de conhecimento científico. Supõem-se ainda como hipóteses a pouca oferta de formação dos professores especialistas em Música e a perpetuação dos mitos em torno da população dos indivíduos com Talento Musical.