O objetivo desta pesquisa é apresentar um relato de experiência de uma mãe sobre a relação família/escola, comunicação e inclusão do aluno surdo no sistema regular de ensino em uma escola no município de Conceição-PB. Também objetivou: identificar como ocorre a comunicação entre os pais e o aluno surdo, diagnosticar se há oferta do ensino de Libras, verificar a relação dos pais com a escola e demonstrar o maior desafio que os alunos surdos enfrentam no ensino regular. Participou desse estudo uma mãe ouvinte de uma aluna surda matriculada no ensino regular. Utilizou-se como técnica de coleta de dados o questionário com perguntas abertas e de múltipla escolha. Os resultados indicam que: mãe e filha se comunicam por meio de gestos caseiros e leitura labial; a relação dos pais com a escola é amistosa - estão sempre interagindo com a escola, o que revela que valoriza a escola e a educação; o maior desafio enfrentado pelo aluno surdo é a comunicação, por causa da língua; não há o ensino da Libras na escola, além disso, falta profissionais capacitados. Portanto, quando a família e a escola interagem juntas, os alunos surdos desenvolvem sua aprendizagem, mesmo enfrentando desafios na comunicação.