O presente trabalho objetiva apresentar certas ferramentas digitais tanto como uma possibilidade didática, quanto como uma alternativa que potencialize o seu uso em sala de aula pelo docente e pelo discente no cenário educacional. Para tanto, as tecnologias digitais emergem como um caminho que auxilia o processo de ensino/aprendizagem em diversas áreas de conhecimento, sobretudo o ensino de língua portuguesa que, neste caso, acaba por ficar, muitas vezes, à mercê destes recursos. Neste contexto, buscar-se-á, para o ensejo investigativo desta pesquisa, uma abordagem relacionada à utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no contexto educativo. Nessa linha de pensamento, foram escolhidas as ferramentas: “Padlet”, “blogs e wikis colaborativas”, “podcasts”. O motivo de abordá-las justifica-se pela sua notoriedade no contexto educacional. A partir dessa premissa, percebe-se o uso frequente de ferramentas digitais direcionadas, em especial, para a área de exatas. Porém, pouco se há analisado acerca destas ferramentas com foco nas linguagens, no tocante à língua portuguesa. Bibliográfica a pesquisa, utiliza-se a abordagem qualitativa, bem como aportes teóricos de Marcuschi (2001), Silva; Duarte (2018), Soares (2002), Rojo e Moura (2019), Moran (2008) e outros. Vale ressaltar que tais ferramentas não podem ser entendidas em um olhar unilateral, isto é, como o único meio contemporâneo de apresentar conhecimento, mas como aliadas do ensinar/aprender, desde que se ajustem, ou melhor, seja possível aplicá-las na realidade do educando/ensino. A utilização dos recursos digitais para o ensino de língua portuguesa permite emergir contínuos avanços em diferentes metodologias educacionais que precisam acompanhar os avanços tecnológicos os quais, de forma gradativa e constante, se ampliam e se popularizam, velozmente, na prática social do educando que se abrange, também, no ambiente educacional. O trabalho é um convite a conhecer as potencialidades destas ferramentas supracitadas para o ensino de língua portuguesa.