A Literatura Infantil surgiu entre os séculos IX e X na Europa, com narrações orais pelos povos. A literatura é um possível caminho para a criança desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Objetivou-se com o presente estudo investigar a importância da Literatura Infantil como processo de ensino/aprendizagem na visão de professores e alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, dando ênfase à sua acuidade, como ferramenta para o desenvolvimento da criança no espaço escolar e social. A metodologia utilizada na pesquisa foi do tipo qualitativa, de campo, bibliográfica, com aplicação de questionário fechado e semi-estruturado com quatro professoras e 24 alunos do 3° e 4° do Ensino Fundamental Anos Iniciais, em uma escola do município de Caxingó-Pi. Respaldada por autores que falam sobre a Literatura Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento do ensino/aprendizagem das crianças no espaço escolar. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que os professores e alunos creem que as obras de Literatura Infantil contribuem para desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem dos educandos no espaço escolar. Percebeu-se o interesse em ambas as partes quanto ao uso da Literatura Infantil como ferramenta para o desenvolvimento do ensino/ aprendizagem, como, também, a aplicabilidade de projetos que envolvem a mesma no espaço escolar. A Literatura Infantil, através dos gêneros textuais, permite aos professores e alunos o desenvolvimento do ensino/aprendizagem de forma prazerosa, despertando o interesse pela leitura. Contudo, faz-se necessário um ajuste de momentos de estudo na escola com professores e alunos voltados para esta temática, buscando uma proposta didática onde a Literatura Infantil ocupe um espaço de relevância no processo ensino-aprendizagem, sobretudo diante a alfabetização.