Compreendendo que a educação é o projeto político de um país e que é a partir dela que alocamos as pessoas em lugares de poder, ou não, a partir das variáveis presentes como raça, classe, gênero e que no projeto político do Brasil, historicamente, o lugar do negro é o da exclusão e da invisibilidade, apresentamos uma breve análise da evolução histórica da educação, tendo como referencial teórico Saviani (2013) e compartilhamos propostas político-pedagógicas a partir de atividades dirigidas com educandos de um projeto social localizado no complexo de favelas do Caju, no Rio de Janeiro, com base na Lei 10.639/03, que altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", na perspectiva de colaborar com a construção de uma educação antirracista, reconhecendo e valorizando os diferentes grupos étnicos presentes em nossa sociedade, abrindo diálogos democráticos visando dar voz aos que vivenciam o racismo diariamente e principalmente colaborar com o desenvolvimento saudável da autoestima de crianças negras. Buscando evidenciar as percepções dos educandos quanto a participação nestas atividades, colhemos depoimentos que revelam a urgente necessidade de os espaços educativos se tornarem ambientes da luta antirracista.