Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA ABORDAGEM DOS IMPACTOS DA CIÊNCIA NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM COLEÇÕES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO APROVADAS NO PNLD DE 2021

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96780
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2824
    "inscrito_id" => 10254
    "titulo" => "ANÁLISE DA ABORDAGEM DOS IMPACTOS DA CIÊNCIA NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM COLEÇÕES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO APROVADAS NO PNLD DE 2021"
    "resumo" => "A educação das relações étnico-raciais tem como objetivo preparar cidadãos para a construção de uma sociedade com condições de igualdade de direitos, capazes de reconhecer, respeitar e valorizar as diferenças, promovendo o pertencimento étnico-racial positivo e combatendo a discriminação racial. O ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena tornou-se obrigatório a partir das Leis 10.639/03 e 11.645/08, nos currículos escolares da Educação Básica no ensino público e privado no país. As leis apontam que as temáticas devem ser incluídas em todo o currículo. O ensino de ciência tem um papel relevante para o entendimento das relações étnico-raciais que se constituíram historicamente, contribuindo para uma educação antirracistas, através da abordagem das teorias raciais que fundamentaram o racismo científico no passado e da abordagem da desconstrução do conceito de raças humanas em sentido biológico pela genética. Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem dos impactos das ciências para relações étnico-raciais nas Coleções de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, do Ensino Médio, aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2021. Trata-se de uma pesquisa qualitativa seguindo o método de Análise de Conteúdo (AC), proposto por Laurence Bardin. Para isso, foram sorteadas três coleções para análise: Ser Protagonista, Moderna Plus e Multiversos. Após realizadas as etapas da AC, o principal resultado encontrado é que há abordagem de conteúdos que colaboram com o entendimento do impacto mútuo entre ciência e sociedade, em especial, de temáticas relacionadas a história do racismo científico, como o darwinismo social e a eugenia, e das contribuições da pesquisa genética sobre a inexistência de raças humanas em termos biológicos em alguns volumes das coleções. Contudo, ainda é possível perceber que houve silenciamento de algumas temáticas, como a abordagem do darwinismo social em um dos volumes da coleção Moderna Plus."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10254_TB2824_09052023234227.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DIAS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "julianadias301@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96780
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2824
    "inscrito_id" => 10254
    "titulo" => "ANÁLISE DA ABORDAGEM DOS IMPACTOS DA CIÊNCIA NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM COLEÇÕES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO APROVADAS NO PNLD DE 2021"
    "resumo" => "A educação das relações étnico-raciais tem como objetivo preparar cidadãos para a construção de uma sociedade com condições de igualdade de direitos, capazes de reconhecer, respeitar e valorizar as diferenças, promovendo o pertencimento étnico-racial positivo e combatendo a discriminação racial. O ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena tornou-se obrigatório a partir das Leis 10.639/03 e 11.645/08, nos currículos escolares da Educação Básica no ensino público e privado no país. As leis apontam que as temáticas devem ser incluídas em todo o currículo. O ensino de ciência tem um papel relevante para o entendimento das relações étnico-raciais que se constituíram historicamente, contribuindo para uma educação antirracistas, através da abordagem das teorias raciais que fundamentaram o racismo científico no passado e da abordagem da desconstrução do conceito de raças humanas em sentido biológico pela genética. Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem dos impactos das ciências para relações étnico-raciais nas Coleções de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, do Ensino Médio, aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2021. Trata-se de uma pesquisa qualitativa seguindo o método de Análise de Conteúdo (AC), proposto por Laurence Bardin. Para isso, foram sorteadas três coleções para análise: Ser Protagonista, Moderna Plus e Multiversos. Após realizadas as etapas da AC, o principal resultado encontrado é que há abordagem de conteúdos que colaboram com o entendimento do impacto mútuo entre ciência e sociedade, em especial, de temáticas relacionadas a história do racismo científico, como o darwinismo social e a eugenia, e das contribuições da pesquisa genética sobre a inexistência de raças humanas em termos biológicos em alguns volumes das coleções. Contudo, ainda é possível perceber que houve silenciamento de algumas temáticas, como a abordagem do darwinismo social em um dos volumes da coleção Moderna Plus."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10254_TB2824_09052023234227.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA DIAS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "julianadias301@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A educação das relações étnico-raciais tem como objetivo preparar cidadãos para a construção de uma sociedade com condições de igualdade de direitos, capazes de reconhecer, respeitar e valorizar as diferenças, promovendo o pertencimento étnico-racial positivo e combatendo a discriminação racial. O ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena tornou-se obrigatório a partir das Leis 10.639/03 e 11.645/08, nos currículos escolares da Educação Básica no ensino público e privado no país. As leis apontam que as temáticas devem ser incluídas em todo o currículo. O ensino de ciência tem um papel relevante para o entendimento das relações étnico-raciais que se constituíram historicamente, contribuindo para uma educação antirracistas, através da abordagem das teorias raciais que fundamentaram o racismo científico no passado e da abordagem da desconstrução do conceito de raças humanas em sentido biológico pela genética. Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem dos impactos das ciências para relações étnico-raciais nas Coleções de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, do Ensino Médio, aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2021. Trata-se de uma pesquisa qualitativa seguindo o método de Análise de Conteúdo (AC), proposto por Laurence Bardin. Para isso, foram sorteadas três coleções para análise: Ser Protagonista, Moderna Plus e Multiversos. Após realizadas as etapas da AC, o principal resultado encontrado é que há abordagem de conteúdos que colaboram com o entendimento do impacto mútuo entre ciência e sociedade, em especial, de temáticas relacionadas a história do racismo científico, como o darwinismo social e a eugenia, e das contribuições da pesquisa genética sobre a inexistência de raças humanas em termos biológicos em alguns volumes das coleções. Contudo, ainda é possível perceber que houve silenciamento de algumas temáticas, como a abordagem do darwinismo social em um dos volumes da coleção Moderna Plus.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.