Este artigo abordará a partir da contribuição teórica de diversos autores , a importância da oralidade no desenvolvimento dos/as educandos/as. Optou-se neste artigo por discutir essa temática no contexto dos alunos dos anos iniciais, que compreendem do 1º ao 5 ano do ensino fundamental. As mudanças e exigências no mundo do trabalho e, por conseguinte nas interações sociais estão cada vez mais complexas, a partir de tal observação cabe refletir sobre a importância do ensino de gêneros orais na escola como elemento facilitador nas interações dos sujeitos na sociedade. Sem um trabalho planejado com foco no ensinar-e-aprender oralidade, tal objetivo não será atingido, conforme determina a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Ao discutir sobre as finalidades do sistema educacional, se faz necessário entender as principais transformações pela qual a sociedade vem passando Alguns autores, como (TEDESCO,1998) nos auxilia nessa compreensão ao apontar áreas em que ocorrem diversos processos de transformação. Outro aspecto a ser observado quando se aborda o trabalho com oralidade, consiste na importância de atentar para as valorização de todas as variações comunicativas, como forma de interação, pois em diversas sociedades encontra-se o reconhecimento da escrita em detrimento da fala, ou a supervalorização da norma padrão da fala, desconsiderando todas as outras formas de expressão linguísticas. Como apoio para o entendimento dessa temática, teremos a contribuição do linguista Marcos Bagno(2002). Apontar a importância do ensino de gêneros orais como ferramenta propulsora para a plena participação do/a educando/a é essencial para prepará-los para os desafios da vida.