A democratização do acesso ao ensino superior é um tema que vem ganhando espaço na agenda das políticas educacionais ao longo dos últimos anos. Esse debate se amplia a partir da necessidade de materialização dos direitos sociais dos diferentes grupos. É necessário que se discuta sobre esta temática, mas, com o olhar voltado para as práticas que vem sendo desenvolvidas no interior das instituições. Observar as limitações e as possibilidades das políticas educacionais implementadas possibilita repensar sobre as problemáticas que ainda persistem na questão da permanência dos alunos nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Nosso trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica dos trabalhos disponíveis no portal Google Acadêmico no período de 2018 a 2023. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que tem como objetivo trazer um diálogo epistemológico sobre as possíveis causas que influenciam na permanência dos alunos nos cursos de licenciatura em matemática. As consultas aos artigos apresentados neste mapeamento foram feitas no Google Acadêmico que traz em seus arquivos somente literaturas acadêmicas, e quando realizada a busca com as palavras “permanência” e “licenciatura em matemática”, foram visualizados 3890 resultados com refinamento do período (2018-2023) e pesquisas em páginas em português. Para refinar a busca, foi colocado o termo: “evasão”, o que levou a redução do número de resultados para 1530. Os resultados obtidos apontaram para possíveis pontos favoráveis para a permanência dos alunos na licenciatura em matemática como a criação de política educacionais (Prouni, PIBID, Residência Pedagógica, PIBIC, etc) e que a necessidade de trabalhar afeta a possibilidade de permanência dos estudantes.