Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM E REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99447
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6310
    "inscrito_id" => 5054
    "titulo" => "ABORDAGEM E REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER)"
    "resumo" => "Esta investigação advém de reflexões sobre o planejamento e as aulas que problematizaram políticas públicas, envolvendo turmas do ensino médio na disciplina de educação física (EF). A abordagem dessa temática decorre da percepção das/os bolsistas do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Ceará, acerca da ausência de conhecimentos das/os alunas/os sobre direitos às políticas públicas, sobretudo voltadas à população negra. Desta forma, é necessário refletir sobre o papel da educação como um ato político e analisar a implementação da Lei 10.639/03 na construção curricular da EF, em busca de uma proposta decolonial. Essa proposta abrange aspectos socioantropológicos e a discussão sobre sistemas hegemônicos e suas implicações nos corpos. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir a educação para as relações étnico-raciais (ERER), a partir da perspectiva das/os alunas/os – em sua maioria negras/os – de uma escola pública sobre a existência de políticas afirmativas. A metodologia tem caráter qualitativo, na forma de um relato de experiência, com ênfase na análise dos argumentos das/os alunas/os sobre as políticas públicas voltadas à ERER. A partir dessa demanda, as/os residentes problematizaram conteúdos sobre a ERER, apontando que, embora existam determinadas políticas públicas, aquelas/es que deveriam ser contempladas/os, devido aos danos históricos, sequer sabem da existência e não usufruem delas. A análise das percepções das/as alunas/as indica a importância da comunicação entre a escola e a realidade social, buscando descolonizar o currículo hegemônico. À guisa de conclusão, uma concepção decolonial baseada na ERER fortalece o reconhecimento dos povos negros na sociedade brasileira, convergindo para que as culturas negligenciadas nos currículos possam contribuir na formação de estudantes conscientes de suas raízes históricas e seus direitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5054_TB6310_20112023062909.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIZA MARIA FREITAS ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "Laiza Maria Fre"
    "autor_email" => "laizamfreitas5155@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99447
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6310
    "inscrito_id" => 5054
    "titulo" => "ABORDAGEM E REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS (ERER)"
    "resumo" => "Esta investigação advém de reflexões sobre o planejamento e as aulas que problematizaram políticas públicas, envolvendo turmas do ensino médio na disciplina de educação física (EF). A abordagem dessa temática decorre da percepção das/os bolsistas do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Ceará, acerca da ausência de conhecimentos das/os alunas/os sobre direitos às políticas públicas, sobretudo voltadas à população negra. Desta forma, é necessário refletir sobre o papel da educação como um ato político e analisar a implementação da Lei 10.639/03 na construção curricular da EF, em busca de uma proposta decolonial. Essa proposta abrange aspectos socioantropológicos e a discussão sobre sistemas hegemônicos e suas implicações nos corpos. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir a educação para as relações étnico-raciais (ERER), a partir da perspectiva das/os alunas/os – em sua maioria negras/os – de uma escola pública sobre a existência de políticas afirmativas. A metodologia tem caráter qualitativo, na forma de um relato de experiência, com ênfase na análise dos argumentos das/os alunas/os sobre as políticas públicas voltadas à ERER. A partir dessa demanda, as/os residentes problematizaram conteúdos sobre a ERER, apontando que, embora existam determinadas políticas públicas, aquelas/es que deveriam ser contempladas/os, devido aos danos históricos, sequer sabem da existência e não usufruem delas. A análise das percepções das/as alunas/as indica a importância da comunicação entre a escola e a realidade social, buscando descolonizar o currículo hegemônico. À guisa de conclusão, uma concepção decolonial baseada na ERER fortalece o reconhecimento dos povos negros na sociedade brasileira, convergindo para que as culturas negligenciadas nos currículos possam contribuir na formação de estudantes conscientes de suas raízes históricas e seus direitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5054_TB6310_20112023062909.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAIZA MARIA FREITAS ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "Laiza Maria Fre"
    "autor_email" => "laizamfreitas5155@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta investigação advém de reflexões sobre o planejamento e as aulas que problematizaram políticas públicas, envolvendo turmas do ensino médio na disciplina de educação física (EF). A abordagem dessa temática decorre da percepção das/os bolsistas do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal do Ceará, acerca da ausência de conhecimentos das/os alunas/os sobre direitos às políticas públicas, sobretudo voltadas à população negra. Desta forma, é necessário refletir sobre o papel da educação como um ato político e analisar a implementação da Lei 10.639/03 na construção curricular da EF, em busca de uma proposta decolonial. Essa proposta abrange aspectos socioantropológicos e a discussão sobre sistemas hegemônicos e suas implicações nos corpos. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir a educação para as relações étnico-raciais (ERER), a partir da perspectiva das/os alunas/os – em sua maioria negras/os – de uma escola pública sobre a existência de políticas afirmativas. A metodologia tem caráter qualitativo, na forma de um relato de experiência, com ênfase na análise dos argumentos das/os alunas/os sobre as políticas públicas voltadas à ERER. A partir dessa demanda, as/os residentes problematizaram conteúdos sobre a ERER, apontando que, embora existam determinadas políticas públicas, aquelas/es que deveriam ser contempladas/os, devido aos danos históricos, sequer sabem da existência e não usufruem delas. A análise das percepções das/as alunas/as indica a importância da comunicação entre a escola e a realidade social, buscando descolonizar o currículo hegemônico. À guisa de conclusão, uma concepção decolonial baseada na ERER fortalece o reconhecimento dos povos negros na sociedade brasileira, convergindo para que as culturas negligenciadas nos currículos possam contribuir na formação de estudantes conscientes de suas raízes históricas e seus direitos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.