E-books
E-book "SLACKLINE E EDUCAÇÃO DO CAMPO: POSSIBILIDADES PARA UMA AÇÃO DIALÓGICA" | ISBN: 978-85-61702-54-0
Slackline e Educação do Campo: possibilidades para uma ação dialógica

Artigos: 0

A Educação do Campo é pauta nas metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (2014) e constitui-se em uma área que possibilita abranger diversas problemáticas. O presente estudo busca discutir e refletir sobre como a Educação Física, a partir das práticas corporais de aventura previstas na Base Nacional Comum Curricular (2017), mais precisamente no que se refere ao trato do Slackline, pode estar no contexto da Educação do Campo, afastando-se das metodologias tradicionais e conservadoras e, tendo como ponto de partida o projeto educativo intitulado: Slackline e suas Raízes no Campo: Protagonizando o Saber Escolar, elaborado durante o Estágio Supervisionado III, do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba.

A estruturação do estudo se deu com base na organização do tempo pedagógico, sendo considerados:
i) a definição de uma metodologia/abordagem de ensino cuja realidade seja ponto norteador;
ii) a organização do trabalho pedagógico do estágio;
iii) o Slackline e a Educação do Campo;
iv) o protagonismo dos alunos;
v) a formação continuada em questão;
vi) o festival como síntese e avaliação do processo ensino/aprendizagem;
vii) organização das produções dos alunos no campo das linguagens;
viii) discutindo e refletindo sobre as produções dos alunos.


Para tanto, pautou-se em uma abordagem de pesquisa-ação apoiada em pesquisas bibliográficas e nos registros reflexivos dos encontros, com ênfase numa discussão de natureza qualitativa. Como resultados, observou-se um excelente nível de protagonismo alcançado pelos alunos no seu processo de aprendizagem, sem eximir a função do professor no processo. Além, disso, é importante ressaltar o salto qualitativo que a experiência representou para a formação do professor, o qual pôde recriar e ressignificar tal conteúdo com as especificidades presentes na Educação do Campo. Conclui-se que o trato pedagógico com o Slackline na escola pode ser desenvolvido de forma sistematizada e com uma sólida base teórica, contribuindo assim para ricas vivências, em que o protagonismo estudantil pode assumir papel fundamental no processo.

Compartilhe:

Artigos | Nenhuma artigo encontrado.


Não conseguimos localizar nenhum artigo.