10 ANOS DA LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFPR CAMPUS FOZ DO IGUAÇU: UM OLHAR PARA OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121251 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 500 "inscrito_id" => 1325 "titulo" => "10 ANOS DA LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFPR CAMPUS FOZ DO IGUAÇU: UM OLHAR PARA OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS" "resumo" => "Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) foram instituídos pela Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Caracterizam-se pela criação recente, por oferecer educação em diferentes níveis e modalidades e, no que tange ao Ensino Superior, pela equiparação às universidades federais. Quanto à autonomia para a oferta de cursos, devem, salvo exceções, disponibilizar, no mínimo, 20% das vagas em cursos de licenciatura, especialmente nas áreas de Ciências e Matemática. Foi a partir da referida lei que surgiu o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Atualmente, o IFPR oferta 28 cursos de licenciatura, dos quais 61% estão nas áreas prioritárias previstas na legislação. Entre os cursos oferecidos, destacamos a Licenciatura em Física do campus Foz do Iguaçu, que, em 2024, celebrou a primeira década do início de suas atividades. No contexto deste curso, buscamos refletir sobre as mudanças ocorridas no campo dos estágios supervisionados (EST). Para isso, avaliamos qualitativamente os Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) buscando identificar elementos da organização e estruturação dos EST. No período analisado, observamos a existência de três PPCs (2013, 2017 e 2022). Neles, os EST são organizados em quatro componentes curriculares, ofertados a partir da segunda metade do curso e ao longo de dois anos. Estes componentes são (PPC 2013): organização escolar (EST1); currículo (EST2); estratégias didático-pedagógicas (EST3); práticas de ensino (EST4). Em 2017, ocorreram mudanças significativas: junção de EST1 e EST2; criação do componente denominado projetos escolares (EST3); o componente EST3 do PPC 2013 passou a ser ofertado como EST2; implementação do Seminário de Práticas de Ensino, evento anual a ser realizado no EST3; criação de critérios para a equivalência de EST considerando outras atividades. Apesar das mudanças positivas, notamos ausência de efetiva integração entre os diferentes componentes de estágios e entre estes e os demais componentes ofertados no curso." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS, PRÁTICAS DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "6824988517d59_14052025102005.pdf" "created_at" => "2025-05-14 10:20:05" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS FERNANDO SOARES ALVES" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "marcos.alves@ifpr.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121251 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 500 "inscrito_id" => 1325 "titulo" => "10 ANOS DA LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFPR CAMPUS FOZ DO IGUAÇU: UM OLHAR PARA OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS" "resumo" => "Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) foram instituídos pela Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Caracterizam-se pela criação recente, por oferecer educação em diferentes níveis e modalidades e, no que tange ao Ensino Superior, pela equiparação às universidades federais. Quanto à autonomia para a oferta de cursos, devem, salvo exceções, disponibilizar, no mínimo, 20% das vagas em cursos de licenciatura, especialmente nas áreas de Ciências e Matemática. Foi a partir da referida lei que surgiu o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Atualmente, o IFPR oferta 28 cursos de licenciatura, dos quais 61% estão nas áreas prioritárias previstas na legislação. Entre os cursos oferecidos, destacamos a Licenciatura em Física do campus Foz do Iguaçu, que, em 2024, celebrou a primeira década do início de suas atividades. No contexto deste curso, buscamos refletir sobre as mudanças ocorridas no campo dos estágios supervisionados (EST). Para isso, avaliamos qualitativamente os Projetos Pedagógicos do Curso (PPCs) buscando identificar elementos da organização e estruturação dos EST. No período analisado, observamos a existência de três PPCs (2013, 2017 e 2022). Neles, os EST são organizados em quatro componentes curriculares, ofertados a partir da segunda metade do curso e ao longo de dois anos. Estes componentes são (PPC 2013): organização escolar (EST1); currículo (EST2); estratégias didático-pedagógicas (EST3); práticas de ensino (EST4). Em 2017, ocorreram mudanças significativas: junção de EST1 e EST2; criação do componente denominado projetos escolares (EST3); o componente EST3 do PPC 2013 passou a ser ofertado como EST2; implementação do Seminário de Práticas de Ensino, evento anual a ser realizado no EST3; criação de critérios para a equivalência de EST considerando outras atividades. Apesar das mudanças positivas, notamos ausência de efetiva integração entre os diferentes componentes de estágios e entre estes e os demais componentes ofertados no curso." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS, PRÁTICAS DE ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "6824988517d59_14052025102005.pdf" "created_at" => "2025-05-14 10:20:05" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS FERNANDO SOARES ALVES" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "marcos.alves@ifpr.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }