Artigo Anais I CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

ENSINO DE FÍSICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM OLHAR DISCENTE NO SEMIÁRIDO

Palavra-chaves: FÍSICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, VISÃO DISCENTE, DISCIPLINA Comunicação Oral (CO) GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
"2016-11-09 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23783
    "edicao_id" => 50
    "trabalho_id" => 594
    "inscrito_id" => 1618
    "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM OLHAR DISCENTE NO SEMIÁRIDO"
    "resumo" => """
      A Física é uma matéria que expressa um nível de dificuldade bastante elevado devido, tanto as suas teorias quanto a sua grande quantidade de cálculos. Essa disciplina carrega um embasamento matemático e pode ser difícil de ser compreendido devido à falta de motivação. Uma alternativa de motivação é a prática pedagógica fundamentada e explicada a partir de conhecimentos prévios dos discentes. A partir desta prática, este trabalho busca investigar se os docentes estão executando este tipo de aulas, bem como avalia o grau de satisfação dos discentes em relação a esse tipo de aula, se a prática auxilia na aprendizagem e se os docentes da área devem ter essa prática. Para fazer esta investigação, foi elaborado um questionário com perguntas objetivas que avaliam todas essas questões levantadas. O questionário foi respondido por um grupo de discentes tomados de forma aleatória. As respostas mostram que todos discentes estudaram física e que este estudo se deu em várias disciplinas do curso. É quase unânime que os discentes têm interesse pelas aulas pautadas em conhecimentos prévios e que isso auxilia na aprendizagem e deveria ser feito por todos os docentes. Assim, conclui-se que o público discente tem uma boa aceitação da aprendizagem significativa que vem se tornando prática nas aulas e que existe uma relação entre a facilidade de aprendizado e as aulas a partir de conhecimentos prévios.\r\n
      Palavras-chave: Física; aprendizagem significativa; visão discente; disciplina.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, VISÃO DISCENTE, DISCIPLINA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA7_ID1618_21102016154014.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO ALVES DE SOUSA NETO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO NETO "
    "autor_email" => "pedrocepakas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png"
    "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23783
    "edicao_id" => 50
    "trabalho_id" => 594
    "inscrito_id" => 1618
    "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM OLHAR DISCENTE NO SEMIÁRIDO"
    "resumo" => """
      A Física é uma matéria que expressa um nível de dificuldade bastante elevado devido, tanto as suas teorias quanto a sua grande quantidade de cálculos. Essa disciplina carrega um embasamento matemático e pode ser difícil de ser compreendido devido à falta de motivação. Uma alternativa de motivação é a prática pedagógica fundamentada e explicada a partir de conhecimentos prévios dos discentes. A partir desta prática, este trabalho busca investigar se os docentes estão executando este tipo de aulas, bem como avalia o grau de satisfação dos discentes em relação a esse tipo de aula, se a prática auxilia na aprendizagem e se os docentes da área devem ter essa prática. Para fazer esta investigação, foi elaborado um questionário com perguntas objetivas que avaliam todas essas questões levantadas. O questionário foi respondido por um grupo de discentes tomados de forma aleatória. As respostas mostram que todos discentes estudaram física e que este estudo se deu em várias disciplinas do curso. É quase unânime que os discentes têm interesse pelas aulas pautadas em conhecimentos prévios e que isso auxilia na aprendizagem e deveria ser feito por todos os docentes. Assim, conclui-se que o público discente tem uma boa aceitação da aprendizagem significativa que vem se tornando prática nas aulas e que existe uma relação entre a facilidade de aprendizado e as aulas a partir de conhecimentos prévios.\r\n
      Palavras-chave: Física; aprendizagem significativa; visão discente; disciplina.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, VISÃO DISCENTE, DISCIPLINA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV064_MD1_SA7_ID1618_21102016154014.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO ALVES DE SOUSA NETO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO NETO "
    "autor_email" => "pedrocepakas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais I CONIDIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a0993d086e_17022020003339.png"
    "edicao_capa" => "5f184b878a264_22072020112159.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-09 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

A Física é uma matéria que expressa um nível de dificuldade bastante elevado devido, tanto as suas teorias quanto a sua grande quantidade de cálculos. Essa disciplina carrega um embasamento matemático e pode ser difícil de ser compreendido devido à falta de motivação. Uma alternativa de motivação é a prática pedagógica fundamentada e explicada a partir de conhecimentos prévios dos discentes. A partir desta prática, este trabalho busca investigar se os docentes estão executando este tipo de aulas, bem como avalia o grau de satisfação dos discentes em relação a esse tipo de aula, se a prática auxilia na aprendizagem e se os docentes da área devem ter essa prática. Para fazer esta investigação, foi elaborado um questionário com perguntas objetivas que avaliam todas essas questões levantadas. O questionário foi respondido por um grupo de discentes tomados de forma aleatória. As respostas mostram que todos discentes estudaram física e que este estudo se deu em várias disciplinas do curso. É quase unânime que os discentes têm interesse pelas aulas pautadas em conhecimentos prévios e que isso auxilia na aprendizagem e deveria ser feito por todos os docentes. Assim, conclui-se que o público discente tem uma boa aceitação da aprendizagem significativa que vem se tornando prática nas aulas e que existe uma relação entre a facilidade de aprendizado e as aulas a partir de conhecimentos prévios. Palavras-chave: Física; aprendizagem significativa; visão discente; disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.