Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

AVALIAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA POR ENFERMEIROS EM FORMAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENFERMAGEM, JOGO LÚDICO Comunicação Oral (CO) GD18 - Práticas educativas em saúde
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31112
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 169
    "inscrito_id" => 857
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA POR ENFERMEIROS EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "A ação do enfermeiro deve ir além do ambiente hospitalar, é dever do enfermeiro buscar técnicas de orientação em prevenção de acidentes e promoção educação em saúde em diferentes áreas da sociedade, John Dewey, filósofo educacional, traça uma relação entre a evolução biológica e a psicologia experimental, surgindo a concepção do que hoje abordamos por educação em saúde. “Atribui à primazia das características dos indivíduos para o desenvolvimento do processo educativo”. Na nossa pesquisa foi elaborado um jogo lúdico – cassino da urgência e emergência. O jogo Cassino da Urgência e Emergência consiste em um tabuleiro vertical onde se tem “9 casinhas” numeradas de 1 a 9  e uma caixa misteriosa com fichas com números de 1 a 9, e um tabuleiro gigante horizontal com quatro cores (amarelo, vermelho, azul e verde) onde os “peões” são os próprios jogadores. Nessas “casinhas” foram colocadas afirmativas para serem avaliadas como verdadeiro ou falso referente aos procedimentos: avaliação primária, processo alérgico, queda simples de própria altura, convulsão, hemorragia, TCE- traumatismo crânio encefálico, Epistaxe e RCP- reanimação cardiopulmonar. Para coleta dos dados aplicou-se um questionário semi-estruturado, após o momento de aplicação do jogo, abrimos uma discussão entre os estudantes do curso de enfermagem sobre a necessidade de intervenções na escola para a promoção da educação em saúde. O formulário foi composto por 10 quesitos: atenção, Desafio, Relevância, Confiança, habilidadecompetência, imersão, Satisfação, divertimento, conhecimento e inserção social. A pesquisa possui caráter exploratório com abordagem procedimental de natureza qualitativa, dividida em cinco etapas: Levantamento bibliográfico sobre o tema, Confecção do jogo lúdico, Aplicação e avaliação do jogo por bacharelandos em Enfermagem, Análise dos dados e ajustes pertinentes ao jogo e Aplicação do jogo lúdico na escola. Participaram da avaliação do jogo lúdico, 30 estudantes, foi aplicado para avaliação do corpo estudantil, coletivamente, em sala de aula, na turma do 7º período do curso de enfermagem de uma faculdade particular de campina grande-PB. O presente trabalho poderá contribuir para que as escolas pensem em determinado momento fazer um trabalho mais direcionado, contemplando mais escolas e envolvendo cada vez mais a comunidade no âmbito escolar. Aparentemente esta pesquisa e a literatura discutida têm apontado para eficácia dos jogos apresentados e a necessidade da aplicação em escolas. Outros estudos também se fazem necessários, posto que não apenas os alunos, mas também professores e técnicos da educação se deparam com situações semelhantes. Percebeu-se que é imprescindível o esclarecimento e treinamento educacional ao público leigo de forma lúdica, para o atendimento nas situações emergenciais de saúde."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD18 - Práticas educativas em saúde"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENFERMAGEM, JOGO LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA18_ID857_14082017152743.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDA MICAELLY GRANGEIRO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "BRENDA MICAELLY"
    "autor_email" => "cantora.brendam@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE (FMN CG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31112
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 169
    "inscrito_id" => 857
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA POR ENFERMEIROS EM FORMAÇÃO"
    "resumo" => "A ação do enfermeiro deve ir além do ambiente hospitalar, é dever do enfermeiro buscar técnicas de orientação em prevenção de acidentes e promoção educação em saúde em diferentes áreas da sociedade, John Dewey, filósofo educacional, traça uma relação entre a evolução biológica e a psicologia experimental, surgindo a concepção do que hoje abordamos por educação em saúde. “Atribui à primazia das características dos indivíduos para o desenvolvimento do processo educativo”. Na nossa pesquisa foi elaborado um jogo lúdico – cassino da urgência e emergência. O jogo Cassino da Urgência e Emergência consiste em um tabuleiro vertical onde se tem “9 casinhas” numeradas de 1 a 9  e uma caixa misteriosa com fichas com números de 1 a 9, e um tabuleiro gigante horizontal com quatro cores (amarelo, vermelho, azul e verde) onde os “peões” são os próprios jogadores. Nessas “casinhas” foram colocadas afirmativas para serem avaliadas como verdadeiro ou falso referente aos procedimentos: avaliação primária, processo alérgico, queda simples de própria altura, convulsão, hemorragia, TCE- traumatismo crânio encefálico, Epistaxe e RCP- reanimação cardiopulmonar. Para coleta dos dados aplicou-se um questionário semi-estruturado, após o momento de aplicação do jogo, abrimos uma discussão entre os estudantes do curso de enfermagem sobre a necessidade de intervenções na escola para a promoção da educação em saúde. O formulário foi composto por 10 quesitos: atenção, Desafio, Relevância, Confiança, habilidadecompetência, imersão, Satisfação, divertimento, conhecimento e inserção social. A pesquisa possui caráter exploratório com abordagem procedimental de natureza qualitativa, dividida em cinco etapas: Levantamento bibliográfico sobre o tema, Confecção do jogo lúdico, Aplicação e avaliação do jogo por bacharelandos em Enfermagem, Análise dos dados e ajustes pertinentes ao jogo e Aplicação do jogo lúdico na escola. Participaram da avaliação do jogo lúdico, 30 estudantes, foi aplicado para avaliação do corpo estudantil, coletivamente, em sala de aula, na turma do 7º período do curso de enfermagem de uma faculdade particular de campina grande-PB. O presente trabalho poderá contribuir para que as escolas pensem em determinado momento fazer um trabalho mais direcionado, contemplando mais escolas e envolvendo cada vez mais a comunidade no âmbito escolar. Aparentemente esta pesquisa e a literatura discutida têm apontado para eficácia dos jogos apresentados e a necessidade da aplicação em escolas. Outros estudos também se fazem necessários, posto que não apenas os alunos, mas também professores e técnicos da educação se deparam com situações semelhantes. Percebeu-se que é imprescindível o esclarecimento e treinamento educacional ao público leigo de forma lúdica, para o atendimento nas situações emergenciais de saúde."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD18 - Práticas educativas em saúde"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ENFERMAGEM, JOGO LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA18_ID857_14082017152743.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDA MICAELLY GRANGEIRO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "BRENDA MICAELLY"
    "autor_email" => "cantora.brendam@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE (FMN CG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

A ação do enfermeiro deve ir além do ambiente hospitalar, é dever do enfermeiro buscar técnicas de orientação em prevenção de acidentes e promoção educação em saúde em diferentes áreas da sociedade, John Dewey, filósofo educacional, traça uma relação entre a evolução biológica e a psicologia experimental, surgindo a concepção do que hoje abordamos por educação em saúde. “Atribui à primazia das características dos indivíduos para o desenvolvimento do processo educativo”. Na nossa pesquisa foi elaborado um jogo lúdico – cassino da urgência e emergência. O jogo Cassino da Urgência e Emergência consiste em um tabuleiro vertical onde se tem “9 casinhas” numeradas de 1 a 9 e uma caixa misteriosa com fichas com números de 1 a 9, e um tabuleiro gigante horizontal com quatro cores (amarelo, vermelho, azul e verde) onde os “peões” são os próprios jogadores. Nessas “casinhas” foram colocadas afirmativas para serem avaliadas como verdadeiro ou falso referente aos procedimentos: avaliação primária, processo alérgico, queda simples de própria altura, convulsão, hemorragia, TCE- traumatismo crânio encefálico, Epistaxe e RCP- reanimação cardiopulmonar. Para coleta dos dados aplicou-se um questionário semi-estruturado, após o momento de aplicação do jogo, abrimos uma discussão entre os estudantes do curso de enfermagem sobre a necessidade de intervenções na escola para a promoção da educação em saúde. O formulário foi composto por 10 quesitos: atenção, Desafio, Relevância, Confiança, habilidadecompetência, imersão, Satisfação, divertimento, conhecimento e inserção social. A pesquisa possui caráter exploratório com abordagem procedimental de natureza qualitativa, dividida em cinco etapas: Levantamento bibliográfico sobre o tema, Confecção do jogo lúdico, Aplicação e avaliação do jogo por bacharelandos em Enfermagem, Análise dos dados e ajustes pertinentes ao jogo e Aplicação do jogo lúdico na escola. Participaram da avaliação do jogo lúdico, 30 estudantes, foi aplicado para avaliação do corpo estudantil, coletivamente, em sala de aula, na turma do 7º período do curso de enfermagem de uma faculdade particular de campina grande-PB. O presente trabalho poderá contribuir para que as escolas pensem em determinado momento fazer um trabalho mais direcionado, contemplando mais escolas e envolvendo cada vez mais a comunidade no âmbito escolar. Aparentemente esta pesquisa e a literatura discutida têm apontado para eficácia dos jogos apresentados e a necessidade da aplicação em escolas. Outros estudos também se fazem necessários, posto que não apenas os alunos, mas também professores e técnicos da educação se deparam com situações semelhantes. Percebeu-se que é imprescindível o esclarecimento e treinamento educacional ao público leigo de forma lúdica, para o atendimento nas situações emergenciais de saúde.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.