Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

AGROTÓXICOS: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO MUNICÍPIO DE CATINGUEIRA, NO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA, SOBRE SEUS EFEITOS AO MEIO AMBIENTE E PARA SAÚDE HUMANA.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SEMIÁRIDO, AGRICULTURA Comunicação Oral (CO) AT 03 - Sistemas de produção - limites e potencialidades
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Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

Os agrotóxicos são compostos orgânicos sintéticos caracterizados por possuir peso molecular baixo, e pouca solubilidade em água, e elevada ação biológica, considerados qualquer composto usado na agricultura para o controle dos efeitos causados por pragas, ervas daninhas, entre outros. O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos alunos do ensino médio de uma escola do semiárido paraibano sobre os efeitos dos agrotóxicos para o meio ambiente e saúde humana. Foram entrevistados 70 alunos, o tamanho amostral foi estabelecido segundo Rocha (1997). A análise do nível do conhecimento dos foi através de um questionário contendo 07 afirmativas (escala de Likert), a análise das respostas foi de forma quali e quantitativa por meio da estatística descritiva, utilizando o software Microsoft Excel 2013. Os resultados reportaram que 51,0% (n = 36) dos alunos afirmaram que seu pais ou familiares utilizaram os agrotóxicos na agricultura, 41,0% (n = 29), afirmaram que os agrotóxicos presentes nas plantas saem facilmente quando lavados com água ou algum produto. 55,0% (n = 38), afirmaram que não é comum a prática de ensino sobre os agrotóxicos nas aulas dos professores, e 73,0% (n = 51) relataram que a escola não realiza abordagens sobre os impactos que os agrotóxicos geram ao meio ambiente, 83,0% (n = 58) relataram que os agrotóxicos causam malefícios ao meio ambiente, e 85,0% (n = 59) afirmaram que podem causar poluição na água e no solo, 82,0% (n = 57) causa mal à saúde humana. Os alunos demonstraram um nível de conhecimento satisfatório com relação ao uso dos agrotóxicos, apesar desse tema não está presente na maioria dos livros didáticos. A inserção de teorias e práticas de ensino voltadas para o uso de compostos químicos, constitui-se como um ponto positivo diante dos impactos ambientais vivenciados atualmente.

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