O artigo trata dos procedimentos metodológicos da Educação Ambiental no ambiente escolar,
com enfoque na Escola Estadual Ubiratan Galvão e Escola Municipal Francisco Gomes Pinto, sendo a
primeira situada na cidade de Pau dos Ferros/RN, cidade mais populosa e polo da Microrregião de Pau
dos Ferros, e a segunda localizada na cidade de Viçosa/RN, menor Município da referida região. O
Brasil possui uma Política Nacional de Educação Ambiental, instituída pela Lei nº 9.795, de 27 de
abril de 1999, que aborda a educação ambiental como um componente essencial e permanente da
educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do
processo educativo, em caráter formal e não-formal. O trabalho ora desenvolvido visa analisar se as
disposições contidas nesse instrumento legal são de fato cumpridas no dia-a-dia escolar e, em caso
negativo, quais fatores se constituem como obstáculo ao seu sucesso. Será dado enfoque especial aos
conceitos de educação ambiental, seus objetivos e princípios norteadores, para que por fim se
compreenda seu papel na formação da consciência ambiental do cidadão. A pesquisa possui cunho
bibliográfico e documental quanto aos meios pois lançará mão de informações contidas em
documentos pertencentes às instituições estudadas, na legislação vigente no nosso país (com destaque
para a Lei Federal 9.795/99), bem como em dados do último Censo Escolar, vislumbrando identificar
como se dá o processo de educação ambiental dentro da escola, como ocorre a formulação de projetos
dentro das disciplinas e busca analisar as práticas ambientais do dia-a-dia das instituições estudadas.