Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONCEITOS E PRÁTICAS EM ESCOLASDO MAIOR E DO MENOR MUNICÍPIO DA MICRORREGIÃO DE PAUDOS FERROS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO FUNDAMENTAL, ESCOLA Comunicação Oral (CO) AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
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      dos Ferros, e a segunda localizada na cidade de Viçosa/RN, menor Município da referida região. O\r\n
      Brasil possui uma Política Nacional de Educação Ambiental, instituída pela Lei nº 9.795, de 27 de\r\n
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      educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do\r\n
      processo educativo, em caráter formal e não-formal. O trabalho ora desenvolvido visa analisar se as\r\n
      disposições contidas nesse instrumento legal são de fato cumpridas no dia-a-dia escolar e, em caso\r\n
      negativo, quais fatores se constituem como obstáculo ao seu sucesso. Será dado enfoque especial aos\r\n
      conceitos de educação ambiental, seus objetivos e princípios norteadores, para que por fim se\r\n
      compreenda seu papel na formação da consciência ambiental do cidadão. A pesquisa possui cunho\r\n
      bibliográfico e documental quanto aos meios pois lançará mão de informações contidas em\r\n
      documentos pertencentes às instituições estudadas, na legislação vigente no nosso país (com destaque\r\n
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Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

O artigo trata dos procedimentos metodológicos da Educação Ambiental no ambiente escolar, com enfoque na Escola Estadual Ubiratan Galvão e Escola Municipal Francisco Gomes Pinto, sendo a primeira situada na cidade de Pau dos Ferros/RN, cidade mais populosa e polo da Microrregião de Pau dos Ferros, e a segunda localizada na cidade de Viçosa/RN, menor Município da referida região. O Brasil possui uma Política Nacional de Educação Ambiental, instituída pela Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que aborda a educação ambiental como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. O trabalho ora desenvolvido visa analisar se as disposições contidas nesse instrumento legal são de fato cumpridas no dia-a-dia escolar e, em caso negativo, quais fatores se constituem como obstáculo ao seu sucesso. Será dado enfoque especial aos conceitos de educação ambiental, seus objetivos e princípios norteadores, para que por fim se compreenda seu papel na formação da consciência ambiental do cidadão. A pesquisa possui cunho bibliográfico e documental quanto aos meios pois lançará mão de informações contidas em documentos pertencentes às instituições estudadas, na legislação vigente no nosso país (com destaque para a Lei Federal 9.795/99), bem como em dados do último Censo Escolar, vislumbrando identificar como se dá o processo de educação ambiental dentro da escola, como ocorre a formulação de projetos dentro das disciplinas e busca analisar as práticas ambientais do dia-a-dia das instituições estudadas.

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