O presente trabalho objetivou-se identificar os hábitos alimentares de estudantes de escola pública de nível fundamental em Mossoró, no Semiárido Potiguar. A realização do estudo sucedeu-se no segundo semestre de 2013, entrevistando-se pais de educandos (n = 63) com auxílio de um questionário semiestruturado contendo dez variáveis com questões do múltipla escolha para identificar consumo de diversos intens alimentares. Verificou-se que a maioria dos escolares possui o hábito diário de ingerir água pelo menos cinco ou mais vezes, sendo observado que o consumo de frutas consiste em até duas unidades por dia e que uma parcela significativa não consome hortaliças frequentemente. A composição do café da manhã é predominantemente composta de café, leite, pão, queijo, margarina e presunto. As refeições diárias (entre três a quatro), majoritariamente, são preparadas com óleos e gorduras de origem vegetal e contendo carne vermelha pelo menos duas ou mais vezes por semana. A prevalência dos educandos não leva lanche para a escola, pratica atividades físicas regularmente durante a semana e tem o hábito de ingerir refrigerantes até três vezes por semana. Os resultados observados sugerem que o ambiente escolar deve fornecer espaços para o desenvolvimento de atividades voltadas à educação alimentar, a exemplo de uma horta, possibilitando aos educandos práticas coletivas de preparo do solo, plantio e colheita de alimentos e contribuindo na composição de comportamentos alimentares saudáveis. Ademais, a formatação do modelo das cantinas escolares no que diz respeito à ampliação da oferta de produtos naturais (e.g. sucos, frutas) pode contribuir na mudança de práticas alimentares que promovem à saúde das crianças e adolescentes.