Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: ESTUDO DE CASO, ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, SURDEZ, ENSINO SUPERIOR, FÍSICA Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR AS DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA EM ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ. PARA ISSO FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO COM 1 ALUNO DO ENSINO SUPERIOR EM LICENCIATURA EM FÍSICA. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA ESTE ESTUDO FOI UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, POR MEIO DE UMA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA NO MÊS DE JULHO DO ANO DE 2019, NUMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DO MARANHÃO. DENTRE OS RESULTADOS LEVANTADOS, VERIFICOU-SE A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DO ALUNO FOI ACOMPANHADA POR DESAFIOS DESDE A APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE SINAIS, AINDA NO ENSINO FUNDAMENTAL. ALÉM DISSO, VERIFICOU-SE QUE AULAS DINÂMICAS, PRÁTICAS E COM RECURSOS VISUAIS TORNAM-SE MAIS ATRATIVAS PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA/SURDEZ. ISSO, POR SUA VEZ FACILITA E ESTIMULA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. E AINDA TRAZ MELHORIAS NA ATUAÇÃO DE MEDIAÇÃO DO INTÉRPRETE DA LINGUAGEM DE SINAIS.

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